Educação fiscal é tema de ação realizada pela Sefa na UsiPaz do Bengui
Estudantes e professores da comunidade puderam conhecer mais sobre a "Relação Estado e Sociedade" ao participarem de peça teatral interativa
No Dia Estadual da Educação Fiscal, o Grupo Estadual de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa) abordou o tema de forma criativa na Usina da Paz do Bengui, em Belém, na última quarta-feira (20). Cerca de 60 alunos e professores da comunidade assistiram a uma peça de teatro interativo, desenvolvida pelo ONG Rádio Margarida, e participaram de uma roda de conversa sobre “Relação Estado e Sociedade".
A estudante Marina Estefani elogiou a iniciativa que trouxe o tema fiscal em uma abordagem lúdica"O teatro foi bem informativo, dinâmico, comunicativo, e aprendi muito. Vou repassar quando chegar em casa", conta a estudante Marina Estefani.
A Coordenação do Programa e a equipe da UsiPaz Bengui está organizando um mini curso para tratar sobre as temáticas da Educação Fiscal com uma linguagem simples, voltada aos jovens.
“São temas como importância social dos tributos, ética e cidadania, apresentados com exemplos do dia a dia justamente para serem aplicados na vida cotidiana. E a UsiPaz tem o público ideal para este tipo de ação”, explica Zilda Benjamin, coordenadora do Grupo.
Capacitação - Entre os dias 19 e 21 de setembro foi realizada, em Bragança, a capacitação “Conectando conhecimento com você”, promovida pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O Programa Estadual de Educação Fiscal do Pará, em parceria com o TCM, ministrou a oficina “Educação Fiscal: um convite à cidadania”, no dia 20, tendo como público-alvo professores e gestores de escolas de Bragança e municípios vizinhos.
Os 49 participantes conheceram mais sobre a Educação Fiscal, seu objetivo, formas de atuação e a importância do controle social feito pela sociedade para entender e acompanhar o uso dos recursos públicos.
O evento do TCM já foi realizado em Marabá, Altamira e Bragança, e a próxima ação chegará a Paragominas. Os temas abordados são políticas públicas; controle social na fiscalização dos recursos públicos; gestão dos recursos da educação municipal, entre outros.