Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA

Hospital Abelardo Santos é referência no cuidado seguro de pacientes

Como parte da capacitação contínua dos colabores, uma programação é realizada para reforçar a importância de protocolos e metas internacionais de segurança 

Por Ascom (Ascom)
21/09/2023 09h10

O cuidado seguro na assistência aos pacientes já faz parte da rotina do Hospital Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém. Formas de reduzir riscos e danos aos usuários são reforçados de maneira contínua entre os profissionais com o intuito de promover atendimento de qualidade à população paraense. 

A coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HRAS, Hellen Monteiro, explica que o hospital dispõe de protocolos de segurança implantados que reforçam as boas práticas de assistências e que programações com foco na assistência centrada no paciente são sempre realizadas.

“Desta forma também, sensibilizamos os profissionais e aumentamos a conscientização sobre a necessidade do envolvimento ativo dos nossos pacientes, familiares e cuidadores, dando a eles voz para contribuir com o tratamento”, destacou.

O diferencial no atendimento é destacado por quem procura a unidade, como a cozinheira Ivone Pontes, de 46 anos, que precisou levar o neto Ícaro Lima, de 8 anos, até a unidade para realizar um procedimento cirúrgico no pé, no último dia 19 de setembro.

“Quando chegamos, colocaram logo pulseiras de identificação em nós, com todos os nossos dados. Achei super importante. A cirurgia na deformidade do pé dele foi bem sucedida”, disse.

Segurança - Nesta semana, o Hospital promove mais uma ação de prevenção e redução de danos dentro da unidade. Realizada entre os dias 20 e 21, a programação contempla diversas atividades lúdicas e com informações sobre as políticas institucionais, protocolos e as metas internacionais de segurança. Palestras, rodas de conversa e jogos fazem parte das atividades que estão sendo desenvolvidas. 

Para a diretora técnica do HRAS, Barbara Freire, além de compartilhar conhecimento, a iniciativa também empodera pacientes e acompanhantes para atuarem de forma mais ativa durante o período de tratamento. “Aqui, trabalhamos pautados em diretrizes e fazemos questão de estimular a participação ativa do paciente no cuidado. Isso representa ganhos significativos não somente em termos de segurança, mas na satisfação dos usuários. Todos saem ganhando”, afirmou. 

Serviço: Gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), o HRAS tem 340 leitos, entre clínicos, cirúrgicos, de Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) com perfil de atendimento Neonatal, Pediátrico e Adulto.
O HRAS é referência nas seguintes especialidades: vascular, ginecologia, nefrologia, neurocirurgia, cirurgia torácica, mastologia, clínica médica, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, além da obstetrícia e pediatria.

Texto: Ascom Hospital Abelardo Santos (HRAS)