Cohab-PA recebe Selo de Mérito com projeto de habitação para hansenianos
Nesta quinta-feira, 22, durante o último dia do 65º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, realizado em Salvador-BA, a Companhia de Habitação do Pará (Cohab-PA) recebeu o troféu do Selo de Mérito 2018, concedido anualmente pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação - ABC, com o projeto Reconstruindo Sonhos Manchados, que proporcionou habitação com qualidade para 94 famílias de hansenianos da Colônia do Prata, no município de Igarapé Açu.
A equipe da Cohab-Pa recebeu a premiação das mãos do vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis e da presidente da ABC, Maria do Carmo Lopez.
Segundo Idalina Façanha, pedagoga social da Cohab, o projeto foi realizado de forma integrada e contou com a parceria de outras instituições públicas, como a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria de Estado de Transportes (Setran) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).
As ações foram desenvolvidas por meio do Programa Cheque Moradia, que possibilitou a construção de novas casas, com a aquisição de material de construção. As novas habitações foram edificadas em alvenaria, possibilitando mais conforto às famílias, que antes moravam em casas de taipa (paredes de barro e cobertura de palha).
Este é o nono Selo de Mérito concedido à Cohab-PA e representa o reconhecimento do esforço da companhia na implementação da política de habitação de interesse social.
“A ação foi criada para dar mais dignidade às famílias que moram na Colônia do Prata. O Cheque Moradia trouxe a melhoria do seu habitat e também mais saúde, e a Sespa foi uma grande colaboradora nesse sentido, facilitando com as informações, nos levando a ganhar esse prêmio que é tão representativo para toda a equipe da Cohab", avaliou Lene Farinha, presidente da Cohab.