Servidor da Seap é um dos vencedores do concurso 'Olhar do Servidor'
Ele conquistou o primeiro lugar na categoria “Terra que Acolhe e Inclui”, ao retratar um cenário de sua cidade natal, Porto de Moz
O policial penal Manoel Jorge Santos Conceição, servidor da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), foi um dos vencedores, de uma das quatro categorias, da 4ª edição do concurso “Olhar do Servidor”, promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad). Com a fotografia “Minha casa, minha terra, minha lida, meu paraíso”, Manoel ficou com o primeiro lugar na categoria “Terra que Acolhe e Inclui”. O concurso destacou 40 participantes, com prêmios de até R$ 4.500,00.
O concurso, coordenado pela Seplad, por meio da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas e Diretoria de Saúde Ocupacional do Servidor, chegou à quarta edição com o objetivo de valorizar talentos dos servidores públicos estaduais, estimulando a criatividade e sensibilidade dos participantes.
Com câmeras e celulares, os concorrentes registram momentos, paisagens, a diversidade e singularidade do Pará. As 40 fotos finalistas, 10 em cada categoria, passaram por avaliação da comissão de especialistas e profissionais, presidida por Glauber Cavalcante Pinheiro. Foram selecionadas as melhores imagens com base na originalidade, técnica, composição e capacidade de transmitir uma mensagem relacionada aos temas propostos.
A comissão foi composta também por Danielle Karina de Azevedo Vatraz, Lorena Lima Souza da Silva, Luiza Karina Gonçalves Meireles e Thais Fernandes dos Santos. A votação final coube ao público, no site da Seplad.
O servidor da Seap disputou com outros nove concorrentes na categoria “Terra que Acolhe e Inclui”. Foram premiados: Manoel Jorge Santos Conceição, pontuação 9,60; na categoria “Terra de Rios Gigantes”, Alana Maria Borges, pontuação 9,17; “Terra de Ricas Florestas”, Bárbara Dias Melo, pontuação 11,22, e na categoria “Terra de Encantos Vibrantes”, Maria das Graças Silva Ribeiro, pontuação 12,21.
Manoel Jorge Santos Conceição, um dos premiadosPerseverança – Manoel Jorge contou que foi “uma verdadeira saga” inscrever a foto vencedora, pois a primeira que havia selecionado para o concurso não conseguiu enviar devido a problemas na internet na região onde estava, em Porto de Moz, município da região do Xingu, onde nasceu. A imagem que havia escolhido remetia à cultura negra, envolvendo dois personagens.
O concurso exigia um Termo de Autorização de Imagem assinado pelas pessoas que apareciam na foto, o que também não foi conseguido por Manoel devido às dificuldades de conexão. “Não consegui contato, nem ligação para pedir para as pessoas. Aí fui orientado a aguardar os outros dois dias para a repescagem. Eu aguardei, fui para outra cidade, Almeirim, e consegui postar essas que eu tinha tirado lá. Bati as fotos no amanhecer. Postei essa, que não precisa de termo, e foi validada”, relatou.
A foto premiada foi inspirada nas lembranças de infância de Manoel. Nas férias de julho, ele visitou seus familiares em Porto de Moz, após mais de 20 anos distante da região. Foi lá que veio a ideia de retratar a casa de um primo, nas primeiras horas da manhã. “Gosto muito de fotografias, mas essa foi pura inspiração na região onde nasci. A primeira tinha sido recusada, e acabei indo pra repescagem no último dia”, acrescentou.
Essa foi a segunda participação de Manoel Jorge no concurso. No ano passado, ele não chegou à primeira fase. “Eu tive votos da minha região, do meu órgão, da DGP (Diretoria de Gestão de Pessoas), que me abraçou, comprou a causa, meus familiares do Baixo Amazonas, amigos, pessoas dos lugares mais longe votaram em mim. Agora, é correr atrás desse quadro pra fazer a entrega e aguardar o dia da premiação, representando a Secretaria. Essa vitória representa cada um dos servidores da Seap”, declarou.
Exposição - A próxima etapa do concurso é a entrega das fotografias (na forma física) que conquistaram do 1º a 5º lugares nos quatro subtemas, totalizando 20 fotos. Os trabalhos serão incluídos na exposição. Servidores lotados na Região Metropolitana de Belém devem entregar as fotografias entre 20 de setembro e 2 de outubro de 2023. Servidores de outros municípios terão prazo de envio até 29 de setembro.
Os vencedores do 1º ao 3º lugares, nas quatro categorias, receberão certificados e troféus. Abertura da exposição das 20 obras vencedoras, de 1º ao 5º lugares, será aberta no dia 19 de outubro. A entrega do prêmio em dinheiro aos servidores ocorrerá até 60 dias após a publicação do resultado final no Diário Oficial do Estado.
Texto: Márcio Sousa – NCS/Seap