Usina da Paz, em Ananindeua, promove curso de Customização de Sandálias, em parceria entre Seap e Seac
A iniciativa oportuniza a formação e doação de milhares de sandálias à comunidade
Na manhã desta quarta-feira (20), a Usina da Paz Professor Amintas Pinheiro, no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua, foi palco de uma iniciativa inspiradora: o curso de customização de sandálias, realizado a partir do excedente de produção proveniente da Unidade Produtiva Fábrica de Sandálias, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). A ação visa promover a reinserção de custodiados na sociedade por meio de formações e trabalho.
Em parceria com a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), órgão responsável por coordenar as Usinas da Paz, o projeto chegou nos complexos comunitários e a produção excedente agora está sendo doada para a confecção de cursos e distribuição para a própria comunidade, promovendo a junção de políticas públicas e o desenvolvimento social da comunidade.
A coordenadora de trabalho e produção da Seap, Raquel Lima, destacou a importância da reinserção social por meio deste projeto. "As custodiadas estão ministrando cursos nas Usinas da Paz e o objetivo é alcançar todas as UsiPaz da Região Metropolitana de Belém. Já realizamos cursos na Terra Firme, Jurunas e Cabanagem e agora estamos estendendo para Ananindeua, Marituba e Bengui, beneficiando mais de 140 mulheres", concluiu Raquel.
No evento de hoje, os participantes do curso receberam um kit contendo 23 sandálias personalizadas. Essas sandálias servirão como matéria-prima para que eles continuem a produção de calçados personalizados, o que não apenas contribui para o desenvolvimento de novas habilidades, mas também permite que eles obtenham uma renda extra.
Telma Santos, artesã de 64 anos, ampliou os conhecimentos de customização. "Fiquei sabendo do curso pela coordenação da Usina e pelo grupo de artesãs da Usina. Gosto muito de fazer esses cursos, e essas oportunidades são muito boas para pessoas que precisam de uma renda extra e querem melhorar sua qualidade de vida. Além disso, para algumas pessoas, é uma terapia. Eu também gosto de fazer coisas diferentes, como costura e crochê, e este curso de sandálias só vem a acrescentar nas atividades que já faço", comentou.
“A parceria que estamos mantendo ao ministrar esse curso é de suma importância, pois fortalece ainda mais a Usina da Paz dentro do território. Isso é gratificante porque demonstra o empenho das mulheres que ministram o curso, que estão envolvidas nessa atividade de customização de sandálias. O comprometimento, a dedicação e o brilho nos olhos de cada uma delas são notáveis. É gratificante saber que esse trabalho está dando certo e que o Governo do Pará tem apoiado cada vez mais essas mulheres que desejam ter uma fonte de renda e momentos especiais em suas vidas”, informou a secretária adjunta da Seac, Alessandra Amaral.
Serviço: O próximo curso de Customização de Sandálias será realizado no dia 27, na UsiPaz Padre Bruno Sechi, no bairro do Bengui, em Belém, de 8h às 12h. As inscrições estão abertas para moradores a partir de 16 anos, basta procurar a recepção da UsiPaz, com original e cópia de RG, CPF e comprovante de residência.
Texto: Marília Sousa (Nucom/Seac)