Fundação Hemopa recebe caravana solidária do Sistema de Educação da Siepa
Alunos do curso técnico de enfermagem do Sistema Integrado de Educação Profissional do Pará (Siepa) estiveram na sede da Fundação Hemopa, em Belém, para doar sangue e reforçar o estoque do hemocentro e garantir o atendimento transfusional da rede hospitalar paraense.
A iniciativa faz parte de um conjunto de campanhas realizadas por meio da parceria com as caravanas solidárias de instituições públicas e privadas na capital e nas cidades do interior do Pará. O ato voluntário traz impactos positivos para o banco de sangue do Estado, que atende pacientes de mais de 200 hospitais públicos paraenses.
Para Betânia Silva, assistente social do Hemopa, as campanhas são fundamentais para fortalecer a rede de incentivo a novos doadores. “As parcerias com diversos segmentos da sociedade são importantes para sensibilizar, estimular e engajar a sociedade sobre a importância da doação de sangue, considerando que instituições dos mais diversos tipos de áreas que promovem a inserção no mercado de trabalho, também têm compartilhado a consciência desse ato de cidadania. Então essa parceria representa, significativamente, a participação de um sistema de ensino, de formação profissional, que compõe o estímulo à doação de sangue e ao aumento e fidelização de doadores", destacou o a profissional.
Amanda Carvalho foi uma das voluntárias do grupo que doou sangue pela primeira vez e falou sobre o sentimento de ser uma doadora que pretende multiplicar o apoio solidário. "Eu fiquei muito feliz por ter conseguido ajudar pessoas que precisam e gostaria de incentivar outras pessoas a fazerem sua doação de sangue, é um gesto muito lindo", declarou a aluna.