Espaço paraense é um dos mais visitados no IFC 2023 em Foz do Iguaçu
O espaço paraense é um dos mais visitados na 5ª edição do International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil 2023), aberto na noite da terça-feira (19) em Foz do Iguaçu, no Paraná. Representantes do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), participam da programação que reúne uma série de eventos paralelos com foco em sustentabilidade e negócios. A feira será encerrada nesta quinta-feira (21).
O estande paraense recebeu, na primeira noite do evento, a visita do público interessado em conhecer um pouco mais da pesca e da aqüicultura do Pará. Entre os visitantes, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior acompanhado de sua equipe. O espaço também recebeu a visita de representantes de instituições públicas e privadas.
Nomes conhecidos nacional e internacionalmente no setor de pesca, entre os quais Roberto Imai, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Felipe Matias, consultor de aquicultura da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e André Muniz da Universidade Federal do Paraná (UFPR), passaram pela representação do Pará no IFC.
De acordo com o coordenador de aqüicultura da secretaria, engenheiro de pesca Alan Pragana, que é um dos servidores da secretaria que acompanha a programação, o estande do Pará tem despertado atenção do público não apenas acerca das espécies cultivadas no Estado, como também por conta do IFC Amazônia, que será realizado pela primeira vez em Belém, no período de 3 a 5 de dezembro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
O evento, como explicou Pragana, terá o objetivo de alavancar ainda mais a atividade aquícola no estado do Pará, trazendo parceiros presentes nesta edição do IFC e buscando novos parceiros e outros ramos da aquicultura, além da piscicultura.
O Pará cada vez mais se consolida entre os principais estados produtores de pescado do Brasil, conforme destacou o engenheiro de pesca da Sedap. Participar de eventos da natureza do IFC é fundamental, segundo ressaltou, para que este cenário se consolide firmemente e para que o Pará volte a figurar como o principal produtor nacional de pescado.
“A Sedap pela primeira vez se faz presente no evento representada por sua quipe técnica, empenhada em agregar conhecimento e estabelecer novas redes de relacionamento na área de aquicultura e pesca”, destacou o coordenador de aqüicultura.
O IFC conta com a participação de diversos setores componentes da cadeia produtiva da aquicultura que apresentam o que há de mais atual no segmento. Desde a produção ao beneficiamento, abrangendo todos os elos responsáveis pela verticalização da produção
Entre os participantes, como informou o coordenador de aqüicultura, estão empresas que fornecem os mais diversos equipamentos industriais e de automação na produção, fabricantes de ração para peixes, aeradores, máquinas de beneficiamento de pescado, empresas fornecedoras de equipamentos de energia solar, produtores, fábricas de gelo, produtos beneficiados para alimentação humana e produtos em geral ligados a produção da aquicultura.