Em Marituba, UsiPaz realiza Semana de Leitura para população
A programação conta com oficinas de leitura para auxiliar o desenvolvimento do hábito em crianças
Deu início nesta terça-feira (19), a Semana de Leitura na Usina da Paz Antônia Corrêa, em Marituba. Esta iniciativa é promovida pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (SEAC), em parceria com Fundação Cultural do Pará e ocorre nos espaços do teatro e da biblioteca da Usina da Paz.
Durante a programação, as crianças da turma do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Otília Begot, participaram de uma oficina de leitura ministrada pela criadora de conteúdo, Izabela Nascimento. "Pensando na faixa etária dos alunos presentes, tive a ideia de fazer algo mais lúdico a respeito da história do município, para que eles se interessassem mais sobre Marituba e tenham essa sensação de pertencimento, para que eles se identificassem enquanto ouvissem as histórias como a estrada de ferro Belém-Bragança e também lendas urbanas como o Lobisomem do bairro Pirelli", explicou.
Graça Souza, professora da Escola municipalA professora da escola, Graça Souza, acompanhou os alunos durante a visita à Usina da Paz e compartilhou suas impressões sobre a experiência. "As crianças ficaram encantadas, elas ainda não tinham conhecimento a respeito da história de Marituba e foi muito enriquecedor tanto para os alunos quanto para nós da equipe de professores", afirmou Graça.
A Semana da Leitura já está na sua segunda edição e tem como foco aproximar as crianças das vivências que a literatura pode proporcionar. A coordenadora de cultura da UsiPaz de Marituba, Carla Baia, explicou o objetivo da ação. “Estamos estimulando também a cultura da leitura, buscando por meio das oficinas, fortalecer o desenvolvimento da criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e ampliar a habilidade de escrita”, disse Carla.
Carla Baia, coordenadora de culturaServiço - A Semana de Leitura segue até esta quinta-feira (21), das 9h às 12h, na UsiPaz Antônia Corrêa, localizada no bairro de Nova União, em Marituba, com oficinas gratuita e abertas ao público.
Texto: Lucas Sousa sob supervisão de Aline Seabra (Nucom/Seac).