Governo do Estado termina os últimos quilômetros de novo asfalto da PA-256
Obra finaliza a construção e pavimentação de 150 quilômetros no trecho de Paragominas a Tailândia e ainda a entrega de novas 19 pontes
Está na reta final a obra de construção e pavimentação da PA-256, contabilizando 136 quilômetros de asfalto aplicado na rodovia. Ao todo são asfaltados 150 quilômetros da estrada, que também terá 19 pontes de concreto, das quais 16 de menor porte, (9 delas prontas), e ainda outras duas grandes que estão sendo executadas: uma sobre o rio Alto Capim (560 metros), e outra sobre o rio Alto Acará (280 metros).
O trecho contemplado pela obra do governo do Estado inicia em Paragominas, na região do Rio Capim e encerra em Tailândia (região do Acará).
O trabalho de construção e pavimentação da rodovia inclui desde instalação de rede de drenagem de águas pluviais, criação de sub-base e base, terraplanagem, asfaltamento, meio-fio e implantação de acostamento, calçada (em áreas urbanas), sinalização horizontal e vertical de trânsito e ainda a implantação de redutores de velocidades na pista, onde houver necessidade.
Estão com asfalto pronto o lote que contém 51 quilômetros de extensão, localizado no subtrecho da Travessia Rio Capim / Vila Nova; e o lote II, no trecho Vila Nova e o entroncamento da PA-451 (Vila Forquilha / Tomé-Açu) com uma extensão de 56 quilômetros, que contabiliza 47 quilômetros de asfalto aplicado Permanece em obras o lote III, com 43,50 quilômetros de extensão e subtrecho no entroncamento da PA-451 e no entroncamento da PA-150 (Tailândia), do qual as equipes trabalham nos últimos 14 quilômetros de asfalto.
Segundo o titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), Adler Silveira, é mais uma obra de grande porte que caminha para ser entregue à população do Pará. A via é completamente asfaltada e com todas as pontes em concreto.
“É um trabalho, determinado pelo governador Helder Barbalho e pela nossa vice-governadora Hana Grassan, que permite a construção de corredores logísticos que promovem o desenvolvimento do Estado, e, principalmente, influencia diretamente nos indicadores de desenvolvimento humano, garantindo o acesso do cidadão a serviços públicos, e tirando a população da poeira no verão e da lama no inverno”, pontua Adler Silveira.
A PA-256 é a segunda via mais extensa e importante do Pará, interligando nove municípios: Mocajuba, Cametá, Igarapé-Miri, Moju, Tailândia, Acará, Tomé-Açu, Ipixuna do Pará e Paragominas.