Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA MUNDIAL

Atenção ao paciente epiléptico será debatida em simpósio

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/03/2018 00h00

 

O 2º Simpósio Norte-Brasileiro de Epilepsia será realizado no próximo sábado (24), no Centur, em Belém, trazendo ao público o quadro atual da atenção ao paciente epiléptico no Pará, e divulgando o Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia - 26 de Março -, conhecido como Purple Day (Dia Roxo). Com o tema “Epilepsia no Pará: Passado, Presente e Futuro”, o simpósio discutirá os avanços da ciência na identificação e tratamento da epilepsia, o sistema de atendimento aos pacientes, avanços tecnológicos na cirurgia e a realidade no Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros assuntos.

“O Pará não possui uma política pública específica voltada para a epilepsia, por isso o evento é muito importante, pois será um marco inicial para essas políticas”, explicou a secretária adjunta de Estado de Saúde Pública, Heloísa Guimarães, que participará da mesa-redonda.

Atendimento - A porta de entrada para o atendimento à epilepsia é a Unidade Básica de Saúde (UBS). No Pará funcionam dois serviços para epilepsia refratária – aquela que não responde ao tratamento com dois ou mais medicamentos antiepilépticos, corretamente indicados e bem tolerados, para controlar as crises -, no Hospital Ophir Loyola e no Hospital Universitário João de Barros Barreto, ambos em Belém.

“A expectativa é que a gente possa seguir as estatísticas mundiais, que apontam que cerca de 2% da população são epiléticos. Então, cerca de 130 mil pessoas são epiléticas no Pará”, informou Heloísa Guimarães.

O evento será aberto ao público das 09 às 19 h. O investimento é de R$ 30,00 para estudantes e R$ 60,00 para profissionais. As inscrições serão realizadas até sexta-feira (23), pelo e-mail evento@grupoepilepsianorte.org ou pelo site www.grupoepilepsianorte.org. Os interessados também podem se inscrever presencialmente no dia do evento. Mais informações: (91) 99395-6041.