Governo certifica 120 de alunos do Programa Pará Profissional em Belém e Marituba
Alunos de três cursos promovidos pelo Programa Pará Profissional, na unidade executora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foram certificados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), em Belém, no dia 22. Na sexta-feira (23), 74 serão certificados, no município de Marituba.
Na capital, um total de 46 alunos foram certificados, sendo 13 concluintes do curso de “Confeiteiro”; 17 da turma de “Serviços de Garçom e Garçonete”; e 16 do curso de “Assistente de Logística Portuária”.
Um dos alunos certificados foi Ricelma Martins, que frequentou o curso de Confeiteiro. Para ela, essa foi à primeira chance de se profissionalizar. “Vi que era uma oportunidade para aprender e sair da zona de conforto. Já tinha curiosidade, aprofundei meus conhecimentos, além disso, os professores são ótimos. Agora com a conclusão do curso, tenho todo o suporte para ingressar no mercado de maneira profissional. Esse curso é uma oportunidade única. Vale a pena”, recomendou a concluinte.
Além da qualificação, o Programa Pará Profissional permite aos concluintes dos cursos, o encaminhamento para o mercado de trabalho, por meio da parceria com a Prefeitura de Belém (Secretaria Municipal de Economia - Secon e Portal do Trabalhador). Por isso, representantes desses órgãos estiveram presentes na cerimônia de certificação, juntamente com representantes do Senac.
Na ocasião, o subcoordenador da Secon, Mauro Dalton ressaltou a importância da parceria com o Governo Pará, por meio da Sectet. “Hoje o mercado exige muito a qualificação profissional que não tínhamos e, agora, por intermédio do Estado, junto à Prefeitura, conseguimos profissionais qualificados para o mercado de trabalho. A vantagem desse certificado é o respaldo que o profissional tem para apresentar às empresas e os concluintes desses cursos podem oferecer isso”, concluiu.
Marituba
Na sexta-feira (23), a Sectet certificou mais 74 concluintes de três cursos do Pará Profissional realizados no município de Marituba, sendo 22 da turma de “Serviço de Garçom e Garçonete”; 21 do curso de “Assistente Administrativo”; e 14 alunos da turma de “Auxiliar de Transporte, Movimentação e Distribuição de Cargas”; que tiveram o Senac como unidade executora. Além desses, 17 concluintes do curso de “Agricultor Florestal”, executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), também receberam os certificados.
Programa
O Pará Profissional, instituído pela Lei no 8.427, de 16 de novembro de 2016, é descrito como um dos principais instrumentos de superação das desigualdades inter-regionais, com a finalidade de ofertar educação profissional e tecnológica nas diversas modalidades a fim de consolidar, ampliar e verticalizar as cadeias produtivas aos eixos prioritários de desenvolvimento no Estado.
O Programa amplia e flexibiliza a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica em todo o estado, levando em consideração as demandas sociais existentes, as vocações produtivas regionais e a necessidade de se criar maiores oportunidades de emprego e renda.
Colaboração: Maryane Brito