Sedap participará do IFC Brasil 2023 e vai divulgar evento inédito em Belém
A comitiva paraense fará o lançamento da primeira edição do IFC Amazônia, que será realizada no Hangar, no período de 3 a 5 de dezembro
Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap) participarão, no período de 19 a 23 deste mês, da quinta edição do International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil 2023), que reunirá uma série de eventos paralelos com foco em sustentabilidade e negócios. A programação ocorrerá no Recanto Cataratas Thermas & Resort em Foz do Iguaçu, no Paraná.
O objetivo da participação da delegação paraense – que terá um estande do Governo do Estado – é divulgar a primeira edição do IFC Amazônia, que será realizado em Belém, no período de 3 a 5 de dezembro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A programação terá a participação de comitivas de produtores de todo o Brasil e de países vizinhos como Paraguai, Argentina, Uruguai e Chile, que têm forte potencial aquícola.
O diretor de Pesca da Sedap, Orlando Lobato, que integrará a comitiva, disse que o IFC é um evento relevante para o setor pesqueiro e aquícola. Ele frisou que a participação dos representantes do Estado será fundamental para fornecer elementos consistentes na realização do IFC Amazônia. “Belém será a capital nacional da pesca no início de dezembro e a gente entende que a nossa participação em Foz do Iguaçu é um momento importante para buscar mais conhecimentos e também será o lançamento oficial no IFC Amazônia”, destacou. Técnicos da Coordenadoria de Aquicultura também participarão do evento, como observou Orlando Lobato.
O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, confirmou presença na programação de Foz do Iguaçu e, segundo estima o diretor de Pesca, também estará na edição que será realizada no Hangar em dezembro.
Encontro- Em maio deste ano, o titular da Sedap, Giovanni Queiroz, esteve reunido com uma comitiva do IFC Brasil para tratar da realização inédita do evento em Belém. Na ocasião, o secretário dialogou, entre outros, com o presidente do IFC Brasil e da Expomar, Altemir Gregolin, ex-ministro da Pesca no Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, de 2006 a 2011, e com a CEO da Fish Expo, Eliana Panty.
O encontro inicial tratou da importância da programação e o período de realização do evento e contou, também, com a participação dos servidores da Diretoria de Pesca da secretaria.
“O IFC já é um evento consolidado que traz oportunidades de diáologos, de entendimento na academia brasileira e até internacional, traz rodadas de negócios e novos horizontes de conhecimentos acadêmicos, não apenas na área do cultivo diretamente, mas na área de materiais e equipamentos que auxiliam no processo do cultivo”, explanou Lobato.