Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA REGIONAL

Imprensa Oficial lançará 2ª edição de prêmio literário e Selo Benedicto Monteiro, na Feira do Livro

As iniciativas valorizam obras em prosa, poesia e história em quadrinhos, e com temática sobre direitos humanos

Por Julie Rocha (IOE)
14/09/2023 20h56

Estande da Editora Dalcídio Jurandir na 26ª Feira Pan-Amazônica do LivroA Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), por meio da Editora Pública Dalcídio Jurandir, lançará o 2º Prêmio Literário Dalcídio Jurandir e o Selo Benedicto Monteiro de Direitos Humanos no próximo domingo (17), as 19 h, na 26ª Feira do Livro e das Multivozes, que ocorre no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O edital premiará 17 obras em prosa, poesia e história em quadrinhos.

De acordo com Moisés Alves, coordenador da Editora Dalcídio Jurandir e idealizador do prêmio, o edital continua com o objetivo de valorizar os autores e a literatura regionais, além de abarcar criações de todas as regiões do Pará. “Nossa intenção é premiar um livro em prosa de cada uma das regiões, uma coletânea de poesia com até 10 poemas de cada uma dessas 12 mesorregiões e obras que abordem os direitos humanos. Teremos uma obra que tratará da questão de gênero; uma sobre populações tradicionais, quilombolas e povos originários, sendo que estas estão dentro do Selo Benedicto Monteiro, que faz parte do Prêmio Literário Dalcídio Jurandir. Outra novidade é a premiação de uma obra na linguagem de história em quadrinhos”, anunciou Moisés Alves.

Homenagem - Segundo ele, a criação do Selo é uma homenagem aos 100 anos do escritor paraense Benedicto Monteiro. “O Benedicto Monteiro é uma dessas figuras icônicas da literatura feita no Pará, que teve uma atuação muito ligada à luta pela democracia, aos direitos humanos. Por isso, decidimos criar o Selo dentro do Prêmio Literário Dalcídio Jurandir, para obras que tratem especificamente dos direitos humanos. Só ressaltando que as outras do prêmio serão de temas livres”, informou o coordenador da editora pública da Ioepa.
Moisés Alves ressaltou que a previsão para o lançamento das obras premiadas será na próxima edição da Feira do Livro e das Multivozes. “Esse será o nosso esforço, já que sabemos que o processo de um edital é cheio de complexidades e especificidades, que vão desde prorrogação de prazos a tempo de julgamento”, observou.