Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LITERATURA E SAÚDE

Clube estimula o hábito da leitura entre servidores e crianças usuárias do CIIR

Com a ajuda da personagem "Dona Coruja", os pequenos puderam fazer uma viagem temática e sensorial ao reino da fantasia e da imaginação literária

Por Pallmer Barros (CIIR)
14/09/2023 15h52

Messi e Hercules realizam, na prática, o plantio de sementes iguais à da contação de história que ouviram no Clube da LeituraEncerrou-se nesta quinta-feira (14), a 9ª edição do Clube de Leitura Infantil 2023, promovido pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), atividade conduzida pela Biblioteca Inclusiva, que faz parte do setor de Arte e Cultura da instituição. A programação de incentivo à leitura se iniciou na última segunda-feira (11), sendo realizada no Jardim Sensorial. 

De acordo com Paula Barros, professora de teatro, o Clube desenvolve a leitura sempre associada a alguma temática. “Como nesta sexta-feira (15) haverá o CIIR Eco Day, evento que tem a finalidade de incentivar a preservação do meio ambiente; foi proposto às crianças, o livro com o título: ‘Reciclando novas ideias’, de autoria de Sandra Pina, uma contação de história que traz a conscientização ao tema. Após a leitura, na prática, realizamos o plantio de sementes na horta mandala do CIIR. O objetivo da atividade é fomentar a literatura com a expectativa de formar leitores”, destaca. 

Fomentando a leitura, durante a atividade, a profissional traz junto a contação de história, a ‘Dona Coruja’, personagem que aguça as crianças a terem um outro olhar a partir do imaginário.  “É uma forma de compreender não somente os livros. A ‘Dona Coruja’ realiza a leitura e as crianças interagem ainda mais com a presença da personagem e, desta forma, a leitura acaba sendo mais divertida”. 

Participantes do Clube de Leitura, os irmãos Messi, de 11 anos, e Hercules, de 8, já participaram de todas as edições deste ano, e a mãe, Maria Ferreira, de 41 anos, conta que a atividade ajuda a ambos na interação social e na troca de conhecimentos. 

“Do início do ano até o momento, principalmente, o Messi começou a conversar mais com as pessoas. Com o diagnóstico de autismo, ele era retraído até dentro de casa. Como aqui no Clube, ele tem contato com os outros usuários, acaba conseguindo desenvolver o diálogo. Outro ponto é que faz, em casa, o convite para lermos juntos. E nos conta os enredos que ouve no Clube. Portanto, essa atividade é excelente para o seu desenvolvimento”, garante a genitora. 

A próxima edição do Clube de Leitura Infantil está agendada pelo setor de Arte e Cultura para ser realizada de 9 a 12 de outubro.   

Literaturas Móveis - Desde 2019, a Biblioteca do CIIR conduz o projeto Circulando Livros, durante o qual os livros ficam disponíveis em pontos estratégicos dentro da instituição. O primeiro é fixo no Bloco C, próximo à recepção de atendimento. O outro é móvel e circula em uma estante com rodinhas por todas as áreas de atendimento do CIIR, em média, duas vezes por mês.  

O móvel com livros tem o intuito de apresentar o “Circulando Livro” às pessoas que não conhecem ainda o projeto e, também, levar a gama de histórias para que a prática de leitura, se inicie. “Na circulação da estante com livros mostramos os acervos, quem pode doar livros, incentivamos a participação no projeto e entregamos, por empréstimo, livros para quem está à espera por atendimento”, destaca Denise Moraes, bibliotecária do CIIR.  

Atualmente, o projeto mantém um acervo com cerca de 100 livros para circular no ambiente do CIIR estimulando o hábito de leitura.

Biblioteca Inclusiva – Com 65m² recheada de histórias que possui um acervo com 200 livros, entre literatura infantil e fantasias, além de revistas em quadrinhos e livros em Braille, o espaço é um ponto fixo restrito à consulta para profissionais, usuários e seus acompanhantes. “A nossa biblioteca não realiza o empréstimo de livros para ler em casa ou em outro local. Apenas pode ser utilizado dentro dela”, explica Denise Moraes. 

A profissional ressalta ainda que o Centro de Reabilitação garante às pessoas o acesso à informação. “A leitura é uma viagem para quem está lendo, pois cria-se, através do enredo imaginações de um personagem, roteiriza uma cena e assim a pessoa vai consumindo os livros. O ato de ler é uma inclusão social que insere qualquer ser humano a conhecer costumes, países e etnias. A partir da informação, a pessoa consegue se movimentar na sociedade”, conclui Moraes.     

Estrutura - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários têm acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER). 

Serviço: O CIIR é um órgão do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.