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Fapespa e Capes realizam oficina estadual para Plano Nacional de Pós-Graduação

Evento na Agência COP 30 do Sebrae, em Belém, contou com representantes da academia, do poder público, da iniciativa e da sociedade civil

Por Gustavo Pêna (SEOP)
14/09/2023 14h37

Com o objetivo de estabelecer os temas estratégicos de inovação que são prioridade para a pós-graduação do Pará, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) realizaram uma oficina na Agência COP 30 do Sebrae, em Belém. A ação faz da construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível da Capes.

“A oficina do Pará foi um sucesso. Tivemos bastante participação dos atores envolvidos: governo, sociedade civil, academia e o setor empresarial. Todos tiveram a sua representação, a equipe abraçou a ideia e se empenhou nas discussões", disse Helena Albuquerque, representante da Capes.

Ela acrescentou que, de uma maneira geral, "a Capes está muito satisfeita com a organização, o empenho das pessoas e os temas que surgiram, bastante interessantes e que dificilmente iríamos pensar se não estivéssemos aqui, in loco”.

As discussões que aconteceram durante a oficina na capital paraense integrarão o novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), valendo para o período compreendido entre 2024 e 2028. Para Jhenifer Castro, que esteve no encontro pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), esse tipo de debate é importante para a educação do estado.

“Uma das missões da Sectet é fomentar e apoiar esse tipo de iniciativa, principalmente no que diz respeito à educação. Essas são políticas que irão fomentar a agenda nacional de educação superior. A formação disponibilizada pela Fapespa, em conjunto com a Capes, gerou grandes debates. Ficamos felizes em colaborar com mais essa temática que irá trazer mais desenvolvimento para o Pará”.

No mês de agosto, em Brasília (DF), o diretor-científico da Fapespa, Deyvison Medrado, participou da primeira etapa do processo de elaboração do PNPG, organizada pela Capes, que contou com uma capacitação em técnicas de moderação e orientou para a condução da oficina.

“Nós estamos podendo colaborar diretamente com a nova agenda nacional da pós-graduação e o mais interessante é inserir os aspectos amazônicos vivenciados na nossa região. Com a oficina, além do desenvolvimento local, Capes e Fapespa incentivam a formação de recursos humanos qualificados, mais preparados para os desafios reais do ensino superior no nosso estado”, disse Deyvison Medrado.

Para o presidente da Fapespa, Marcel Botelho, que acompanhou a realização da oficina, “É extremamente relevante que iniciativas dessa natureza aconteçam em todos os estados, para que possamos influenciar a política nacional de pós-graduação. O Pará tem características próprias e que exigem um tratamento diferenciado e linhas específicas de pesquisa para o desenvolvimento, por exemplo, da bioeconomia, que é um dos objetivos do Governo do Pará para o crescimento sustentável da nossa região”.

Sobre o PNPG – O Plano Nacional de Pós-Graduação é um instrumento de planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O processo de construção do novo PNPG iniciou com a Comissão Especial responsável por avançar em um diagnóstico e à proposição de recomendações.

Em uma segunda etapa, a Capes se dedica aos subsídios dessa Comissão para construir o plano com seus componentes estratégicos (diretrizes, objetivos, metas, estratégias e indicadores de monitoramento) e, em paralelo, discute com os estados para a construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e prospecção de inovações na pós-graduação.