Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Mais de 700 pessoas são beneficiadas por ação da Segup no bairro do Tapanã

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/03/2018 00h00

Patrícia Macena Valadares casou recentemente e precisava tirar a segunda via da carteira de identidade, já com o sobrenome do marido. Na manhã desta sexta-feira, 23, ela e cerca de 300 pessoas aproveitaram a ação “Prevenção é Segurança”, realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), para ficar em dia com a documentação.

“Uma ação como essa, que é pra ajudar as pessoas, é muito boa. Pedi licença no trabalho pra poder participar. A minha já é a segunda via, então pra eu tirar eu teria que pagar, e hoje foi de graça e rápido”, contou Patrícia.

Mais de 700 pessoas participaram da ação realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Márcio Ayres, no bairro do Tapanã, em Belém. O objetivo da ação é assegurar a cidadania ao oferecer vários serviços, além de dialogar com a comunidade a respeito das medidas realizadas e que precisam ser feitas, para juntos reduzir o índice de violência no Pará.

O evento esteve no local uma semana depois da “Operação Ocupação”, quando 107 modalidades de policiamento foram realizadas. “É importantíssimo nós termos uma segurança pública que tenha essa visão, ao criar uma oportunidade de crianças e jovens estarem em contato com todos os órgãos de segurança”, ressaltou a diretora de Prevenção da Segup, delegada Sílvia Rêgo.

Alunos e moradores do local tiveram a sua disposição serviços como emissão de registro geral, inscrição no CadÚnico, consultas oftalmológicas, orientações a respeito das ações do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), acesso a ação “Papo di Rocha”, da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), educação no trânsito, verificação de pressão arterial, glicemia, apresentações do canil da Guarda Municipal de Belém, Banda do Corpo de Bombeiros Militar, projeto Resgate, entre outros.

Avaliação positiva - Maria de Nazaré de Jesus acompanhou o filho que se apresentou durante o evento. Para ela, iniciativas como a ação são positivas e importantes para a retirada de crianças e jovens do mundo da criminalidade.

“É muito importante, principalmente para as crianças, pra ajudar elas a não entrarem ou a saírem do mundo das drogas, do crime, e que os pais também se conscientizem que os seus filhos precisem ter o momento de esporte, de lazer e que essas opções existem, mas tem que ter o interesse dos pais”, pontuou.

Maria Vitória da Costa é aluna do nono ano e gostou da manhã divertida e produtiva que teve na escola. “É muito importante para nós jovens refletirmos e fazermos somente coisas boas, pra gente não fazer besteira na vida”, finalizou.