Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR

Adepará aborda a importância do rótulo em embalagens de alimentos em evento

Por Rosa Cardoso (ADEPARÁ)
13/09/2023 17h47

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) participou nesta quarta-feira,13, da programação do evento “A proteção do consumidor e as boas práticas de higiene alimentar”, uma realização do Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão e das Promotorias de Justiça do Consumidor do Ministério Público do Estado do Pará ( MPPA).

O objetivo foi levar ao conhecimento da população a importância da segurança alimentar, bem como adoção das boas práticas de fabricação e cumprimento da legislação sanitária para a proteção da saúde dos consumidores.

A programação contou com 5 painéis em que especialistas da Vigilância Sanitária da Sespa, Adepará, CVRM/PA, Procon e MPPA abordaram diversos temas que envolvem a segurança alimentar. 

Em dois momentos, as representantes da Agência de Defesa - a gerente do Serviço de Inspeção e Classificação Vegetal Joselena Tavares, e a diretora de Defesa e Inspeção Animal Adriele Cardoso, participaram, respectivamente, como mediadoras de palestras que trataram sobre a Atuação do Responsável Técnico na Indústria de Polpa e que abordaram as Ferramentas de Controle na Qualidade na Linha de Produção dos Alimentos.

No painel dedicado à rotulagem de alimentos para o consumidor, as fiscais estaduais agropecuárias Joselena Tavares e Liziane Basgal, abordaram a importância da inspeção no processamento de produtos tanto de origem vegetal quanto animal, trabalho que é realizado rotineiramente pela Adepará. 

Na palestra, as fiscais explicaram como é o funcionamento do Serviço de Inspeção Estadual, que garante um produto seguro e com qualidade higiênico sanitária, que não oferece risco à saúde do consumidor. Tanto a FEA - eng. agrônoma gerente do Serviço de Inspeção Vegetal quanto a FEA - médica veterinária que atua na Gerência de Leite e Derivados reforçaram que o consumidor deve sempre observar o rótulo dos produtos no momento da compra, pois o rótulo é o principal meio de informação para o consumidor. “Nós sempre orientamos o consumidor que procure produtos com selo de inspeção porque isso é garantia de qualidade”, enfatizou Joselena Tavares.  

De acordo com Tavares, a Agência possui mais de cem estabelecimentos registrados que processam produtos derivados da mandioca, como farinha de mandioca, tapioca, farofas, molho de pimenta e tucupi. E, é a única Agência do País que emite o selo artesanal para produto vegetal, que possibilita a inspeção e abre mercado para os pequenos produtores. “Nós somos pioneiros nesse trabalho de inspeção de produtos com selo artesanal vegetal”, ressaltou.

Para Rejane Ozanan, promotora de justiça da capital, o evento cumpriu o seu objetivo de disseminar as informações principalmente para os estudantes que futuramente irão atuar profissionalmente na área dos alimentos como agrônomos, nutricionistas, médicos veterinários. “Eles terão o papel de serem os responsáveis pela fiscalização desses processos de manipulação de alimentos, estarão nesses estabelecimentos atuando como instrumento em favor da sociedade para garantir a qualidade desses alimentos“, frisou.