Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

I Encontro de Mulheres Policiais celebra momento histórico na corporação

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/03/2018 00h00

Cerca de 350 policiais femininas iniciaram, na manhã desta sexta-feira (23), no auditório da Universidade da Amazônia, o I Encontro de Mulheres Policiais. O evento faz parte das comemorações pelos 200 anos da Polícia Militar do Pará, celebrado em 2018.

A proposta do encontro é proporcionar trocas de experiências profissionais e pessoais entre o efetivo feminino da Polícia Militar do Pará, levantando discussões de temas relacionados às questões do gênero. A ideia do encontro surgiu depois que a PMPA abriu um espaço no site da corporação, para que os internautas enviassem sugestões de eventos que pudessem marcar os 200 anos da instituição no Estado.

“É importante que as mulheres que estejam entrando agora entendam tudo o que as mais velhas passaram, há 36 anos, quando foi formada a primeira turma da PM feminina no Pará, até os dias atuais. A presença da mulher na PM ainda é muito recente, se iniciou em São Paulo, em 1955, e o encontro é uma forma de trocar experiências e lembrar todas as nossas conquistas”, disse a coronel Érika Pereira, primeira mulher a assumir, no mês passado, o comando de policiamento da capital, e organizadora do evento.

História de conquistas – No primeiro dia de encontro, cinco palestras marcaram a programação. Máurea Leite, capitã PM na reserva, que fez parte da primeira turma da PM feminina no Pará, em 1982, foi a primeira palestrante do dia. “Esse encontro veio coroar um momento que é muito especial, que foi a ascensão de uma mulher ao comando do policiamento da capital pela primeira vez na história. No passado, éramos vistas apenas no serviço administrativo, e hoje, galgamos postos de comando. Fico muito orgulhosa de presenciar essa evolução e trocar experiências”, destacou a capitã.

“Esse é um momento histórico para a Polícia Militar; celebramos e compartilhamos vivências sobre o destaque que conseguimos alcançar, com um trabalho diferenciado e finalmente reconhecido”, disse a tenente Rosa Rodrigues, com nove anos na corporação.

Programação - O I Encontro de Mulheres Policiais continua neste sábado (24) com uma corrida de cinco quilômetros no Parque Estadual do Utinga. Depois, acontece uma ação social no Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), que vai oferecer atendimento médico pelos alunos do Curso de Adaptação dos Oficiais da Polícia Militar (Cado) e pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Serão realizadas ainda consultas médicas, incluindo as especialidades de mastologia e ginecologia, além da distribuição de preservativos e lubrificantes, exames para verificação de tipagem sanguínea, aplicação de vacinas, verificação de pressão arterial e glicemia.