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Seac implanta o “Fala Aqui”, projeto de diálogo e escuta, na UsiPaz em Parauapebas

Projeto está em funcionamento nas sete Usinas da Paz da Grande Belém e já contabilizou 432 manifestações, somente no primeiro mês

Por Paulo Garcia (SEINFRA)
13/09/2023 16h04

Na manhã desta quarta-feira (12), representantes da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), por meio da Diretoria de Redes Locais de Cidadania, estiveram na Usina da Paz de Parauapebas, na região de integração de Carajás, no sudeste paraense, para implantar o projeto “Fala Aqui”, que oferece um canal de escuta ativa onde a população pode se manifestar acerca dos serviços ofertados nas Usinas da Paz. Na oportunidade, foi realizado um treinamento com os servidores, em especial aos profissionais como agentes de portaria, seguranças e recepcionistas para entenderem a dinâmica do projeto.

O “Fala Aqui” é o novo canal de comunicação e de escuta da Seac, já implantado nas sete Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém, desde julho deste ano. O serviço, voltado tanto para a população como para colaboradores, oferece uma escuta ativa onde a pessoa pode fazer reclamações, sugestões, elogios e críticas. Por meio da manifestação, a Seac já está identificando problemas e buscando soluções, além de promover melhorias nas Usinas da Paz.

De acordo com a Diretoria das Redes Locais de Cidadania, já foram contabilizadas 432 manifestações durante este primeiro mês de funcionamento do projeto. A iniciativa também visa fortalecer a participação cidadã e a transparência na gestão pública.

O diretor de Redes Locais de Cidadania da Seac e criador do projeto, Oswaldo Coelho, orientou os servidores da UsiPaz Parauapebas e destacou que a ouvidoria tem como visão estratégica contribuir para o aperfeiçoamento do controle social e acesso à informação. “O objetivo deste projeto é atuar de forma técnica, competente, coerente e respeitosa às demandas da comunidade, valorizando cada anseio, cada pedido do público, tanto externo, quanto interno. Para, assim, garantir a transparência, a divulgação com clareza dos dados e o cumprimento da lei de acesso à informação”, explicou o diretor. 

Foi realizado um treinamento com os servidores, em especial aos profissionais como agentes de portaria, seguranças e recepcionistas para entenderem a dinâmica do projeto.

Val de Sá trabalha como recepcionista na Usina da Paz e viu no “Fala Aqui” uma ferramenta excelente para dialogar com a população. “Esse projeto só vem agregar ao serviço da Usina da Paz porque é um canal de comunicação direto das usinas com o Governo do Estado e será bem-vindo aqui em Parauapebas. A população vai ter respostas, não vai ser uma denúncia ou reclamação em vão, qualquer pessoa agora vai poder fazer uma sugestão para agregar no nosso serviço”, pontuou a servidora.

Para o coordenador-geral da UsiPaz de Parauapebas, Euzébio Rodrigues, a iniciativa é fundamental para estreitar os laços com a população, garantindo que cada voz seja ouvida. “Isso é um canal importantíssimo até porque a Usina da Paz de Parauapebas traz vários relatos positivos e, com esse projeto, vai estar aprimorando nosso serviço. Cada vez mais, a população vai ficar atenta e sabendo das atividades que nós estamos desenvolvendo. E com isso também nós vamos estar divulgando cada vez mais esta política pública do Governo do Estado no nosso município”, ressaltou o gestor.

O "Fala Aqui" está disponível de forma gratuita e por meio de formulários impressos, disponíveis ao lado da urna, em cada recepção das Usinas da Paz, ou de forma eletrônica, através do e-mail falaaqui.usipaz@seac.pa.gov.br. Todas as manifestações recebidas estão sendo registradas e encaminhadas para as equipes responsáveis, que terão um prazo para analisar e responder a cada demanda. O objetivo é proporcionar um atendimento rápido e eficiente, garantindo a satisfação dos frequentadores dos serviços oferecidos pelas Usinas da Paz.