Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Grupo de estudantes participa pela 1ª vez de uma edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

Por Giovanna Abreu (SECOM)
13/09/2023 15h31

Após mais de duas horas de viagem do município de Abaetetuba para Belém, a estudante Gabriela Pompeu, 13 anos, realizou, na manhã desta quarta-feira (13), um sonho da infância: visitar pela primeira vez a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que está na sua 26ª edição. O evento, realizado desde o último sábado (9) no Hangar Centro de Convenções, seguirá até o próximo domingo (17).

“Vim junto com um grupo da escola com mais de 30 alunos conhecer a Feira e está muito legal, especialmente, pela variedade de livros. Muitos deles eu não tinha acesso em outras livrarias e bibliotecas do meu município. Consegui comprar três livros que em outro lugar eu compraria apenas um com o mesmo valor. Valeu muito a pena vir. Não precisar pagar para poder entrar, qualquer pessoa pode vir e aproveitar a oportunidade, o que democratiza o acesso à leitura”, destaca Gabriela.

Maria do Céu Martins, que faz parte da organização da Feira pela Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), assegura que o evento incentiva o gosto pela leitura. “Com toda tecnologia, com as possibilidades da internet, o estudante quer pegar o livro, cheirar o livro, levar para casa para ter essa experiência. A leitura alimenta a mente, a alma, o comportamento, faz viajar no mundo. Quem vem pela primeira vez fica ainda mais encantado com toda essa vivência”, afirma.

Maria do Céu MartinsUma caravana com mais de 45 alunos da Escola Estadual Raimundo Vera Cruz, em Ananindeua, aproveitou a manhã desta quarta-feira (13) na Feira. A estudante do 1º ano do Ensino Médio, Eyshilla Lima que, pela primeira vez, teve oportunidade de conhecer o espaço, afirma que o incentivo que recebe, diariamente, na escola fez a diferença pelo seu interesse nos livros. 
“Na escola já temos o incentivo à leitura com o uso da biblioteca, espaços culturais, livros, arte, além do estímulo dos nossos professores. Eu nunca tive a oportunidade de vir até a Feira e eu adoro ler, especialmente, romances. Cheguei, rodei todo o espaço para pesquisar preços e agora vamos voltar para comprar. Foi tudo ótimo, muito especial, por mim eu passaria o dia inteiro aqui”, conta Eyshilla.

Cerca de 50 alunos paraenses de Castanhal também participaram da programação da Feira nesta quarta (13). “Viemos muito animados, especialmente porque assim como eu, vários estudantes vieram, pela primeira vez, à Feira. Eu gosto muito de ler e me interesso por livros desde pequena. Está sendo uma experiência muito legal conhecer livros novos e uma rica programação cultural. A leitura garante o prazer de viajar na própria imaginação e isso é o que mais me fascina”, ressalta Ana Luiza Florencio, estudante do 7º ano.

Lucilene Gomes - coordenadora pedagógica Centro Educacional Sementes do Saber (particular)A coordenadora pedagógica de uma unidade particular de ensino de Castanhal, Lucilene Gomes, considera uma oportunidade espetacular poder vivenciar a 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes junto aos seus alunos. “Sabemos que os livros em meio a esse mundo globalizado, cheio de celulares, telas, notebook, muitas vezes, são deixados de lado. Trazer crianças e adolescentes para aproximar esse contato, sentir o cheiro, incentivar o interesse, é fundamental. Ver os olhinhos deles brilhando procurando os livros que já tinham anotado para comprar é maravilhoso. Poder somar na educação dos alunos trazendo para uma Feira tão rica é maravilhoso”, diz.