Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAMPANHA NACIONAL

CHC adere ao setembro amarelo em prevenção às doenças emocionais

Por Ascom (Ascom)
13/09/2023 15h11

A psicóloga clínica do HRPC, Amanda Monteiro

O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), formado pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), Policlínica e Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea), em Capanema, adere à campanha nacional do “Setembro Amarelo”, em alerta sobre a importância da prevenção ao suicídio e doenças emocionais, que este ano tem como tema “Se precisar, peça ajuda”.

De acordo com a psicóloga Clínica do HRPC, Amanda Monteiro, a ansiedade faz parte desse cenário de doenças emocionais, tão diversas e amplas, que afetam milhões de pessoas no mundo. Por isso, a profissional destaca, por exemplo, a importância  do atendimento humanizado aos usuários da unidade hospitalar, visando o melhor cuidado, especialmente, em pacientes de longa permanência.

“Ansiedade é uma realidade, infelizmente, muito vivenciada em pacientes de longa permanência, pois ele passa a experimentar uma nova fase da vida, uma vez saindo da posição de sua condição de sadio para condição de doente’’, ressaltou a psicóloga ao complementar que esse transtorno, algumas vezes, também atinge familiares, porque eles podem se sentir   em uma posição de impotência sobre a realidade dos fatos.

A acompanhante de seu filho adolescente, Elza Maria de Araújo Silva e a psicóloga do HRPCAcompanhando o filho adolescente de 14 anos, que está internado no HRPC, Elza Maria de Araújo Silva, 42, elogiou a iniciativa do hospital em garantir assistência psicológica aos seus usuários. “Só tenho a agradecer à psicóloga Amanda Monteiro, pois estávamos precisando, meu filho já vinha com um quadro de depressão de chegar ao ponto de me mandar embora do hospital. Após uma conversa com a profissional, ele se acalmou muito. Só gratidão”, destacou a genitora do  jovem usuário, que reside com sua família no município.

Não menos agradecido está o usuário Marcus Vinícius da Silva Moura, 18 anos, que esteve internado na unidade hospitalar. “A assistência psicológica recebida foi muito boa, eu fiquei mais calmo, e consegui falar sobre o que estava sentindo, o que antes eu guardava para mim. Acho importante ter um profissional especializado para tirar dúvidas e falar o que estamos sentindo”, destacou o usuário que reside em Capanema e ganhou alta clínica nesta quarta-feira, 13.

Segundo Amanda Monteiro, de janeiro de 2022 até agosto deste ano, já foram realizados cerca de nove mil atendimentos a pacientes pela equipe de psicólogos do HRPC. Ela finaliza ao frisar que o profissional de psicologia pode atuar mediante uma aproximação empática, oferecendo um suporte psicoemocional afetivo. “Nosso intuito é resgatar a sua subjetividade, olhar para o usuário de forma integral‘’.

Ao longo do mês de setembro o CHC oferecerá ações de educação em saúde para colaboradores, usuários e acompanhantes, por meio de palestras nas áreas de atendimento, além de distribuição de material educativo sobre a temática.

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% SUS, funcionando na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462.3051.

Texto: Vera Rojas com informações de Felipe Brito