Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIDADE DE VIDA

Hospitais regionais terão Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente

Evento com o tema 'Escutando a Voz do Usuário' vai integrar, neste mês de setembro, cinco unidades de Saúde do governo do Pará 

Por Ascom (Ascom)
13/09/2023 14h48

Discutir melhorias e apresentar propostas práticas que interfiram na qualidade da assistência prestada ao usuário das unidades do governo do Pará. Esse é o objetivo do I Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente promovido, nos dias 19 e 20 de setembro, no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), na região metropolitana de Belém.

O evento vai reunir as unidades de saúde gerenciadas, no Pará, pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa). São elas: a Policlínica Metropolitana e a do Lago de Tucuruí; Hospital Público Estadual Galileu (HPEG); Hospital Materno Infantil de Barcarena e o Hospital do Regional de Marabá.

Na abertura da programação, uma palestra magna abordará a segurança do paciente como valor estratégico para a sustentabilidade das instituições de saúde. À frente das mediações, Alexandre Reis, diretor-financeiro; e Rodrigo Moreira, diretor-administrativo.

“O evento evidenciará a importância desse conjunto de medidas como forma de garantir a integridade e a segurança, e manter um alto padrão assistencial e médico aos pacientes e seus acompanhantes, durante e depois das internações”, disse Rodrigo Moreira. 

Ao longo dos dois dias de evento, atividades lúdicas entre os participantes dividem o tempo entre mais palestras e mesas de debates. A programação também contará com presença de profissionais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa),

Segundo Paula Narjara, gerente institucional de Qualidade, objetivo é aumentar a consciência das equipes quanto a importância de tornar o usuário um participante ativo em seu processo de cuidado, de modo que este compartilhe das decisões sobre seu plano terapêutico, bem como seja barreira para evitar eventos adversos. Nossa intenção é garantir a melhor experiência ao paciente e ao seu familiar, mitigando riscos de todos os gêneros.

As inscrições para o simpósio estão abertas e são gratuitas, podendo ser feitas por meio de leitura de QR Code no celular. O público alvo são os colaboradores que trabalham direta ou indiretamente na assistência prestada ao usuário. 

Programação 

A programação é alusiva ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro em todo o planeta, com objetivo de adotar medidas para prevenção e redução de incidentes nos serviços de saúde – ou mesmo eventos circunstanciais que poderiam resultar ou que resultaram em dano desnecessário aos seus usuários. 

Além de garantir práticas à segurança do paciente, as medidas adotadas também são fundamentais para a redução de custos ao erário público. Ainda de acordo, com Paula Narjara, quanto maior o investimento em qualidade e segurança, maior a redução de perdas em decorrência da ineficiência dos processos assistenciais e administrativos, sem falar no ganho do maior ativo que uma instituição tem: a reputação. Uma instituição segura reduz risco de ações judiciais e de danos à reputação institucional.

Texto da Ascom Galileu