Números do turismo paraense são apresentados em Santarém
Empreendedores da cadeia produtiva de turismo, gestores públicos municipais, professores e alunos de instituições de formação técnica de cursos na área de turismo participaram do seminário “Indicadores de Turismo do Pará e Santarém”, na manhã desta sexta-feira (23). O evento foi promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), no auditório do Hotel Mirante da Ilha, em Alter do Chão, distrito de Santarém, no Polo Turístico Tapajós.
De acordo com Admilson Alcântara, da Coordenadoria de Estudos, Pesquisa e Informações da Setur, as pesquisas são relevantes para subsidiar a gestão, estruturação e promoção dos destinos. Ele destacou que os dados gerados foram determinantes para que Santarém fosse incluído no Mapa Turístico Nacional em 2017.
"Santarém tem uma importância muito grande na construção do turismo como negócio, na inserção da geração de renda e emprego, que são fatores importantes do turismo. O município está entre os 129 municípios indutores do turismo no Pará, e em 2017 foi incluído no Mapa do Turismo brasileiro. E isso também se deve às constantes pesquisas, que geram dados para a constante melhoria dos indicadores para o desenvolvimento da atividade", explicou Admilson Alcântara.
Ele disse ainda que há poucos turismólogos trabalhando na área de qualificação dos dados, campo que precisa ser mais explorado, o que pode ser uma grande oportunidade para os estudantes de cursos ligados ao turismo que pretendem atuar na área.
Pesquisa - Foram apresentados dados como número de turistas, gasto presumido, geração de emprego e renda em 2016-2017 e as metas para 2018 do fluxo de turistas no Pará, evolução do PIB (Produto Interno Bruto), evolução da taxa básica de juros (Selic), inflação do ano, dentre outros, pelo supervisor técnico do Dieese-PA, economista Roberto Sena, e por Admilson Alcântara.
O trabalho usa como referência a metodologia empregada pela World Tourism Organization, pelo Ministério do Turismo, Ministério do Trabalho e Emprego, Fundação Getúlio Vargas, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário Turístico (Sinart).
Santarém encaminha projetos para o setor turístico, como a construção do Terminal Fluvial de Passageiros, Centro de Convenções, última etapa da revitalização da orla, previsão de construção de seis píeres ao longo da orla, a urbanização da Praia do Maracanã e da orla da Vila Arigó e a estrada que liga a área urbana de Santarém a Alter do chão, que está recebendo acostamento.