Estudantes da rede estadual realizam apresentações artísticas no 4º dia da Feira do Livro
Estudantes de Escolas da Rede Estadual de Ensino realizaram apresentações na Arena das Artes, no quarto dia da 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em Belém. A Escola Estadual Profª Lenira Teixeira Moura e o Centro de Referência em Educação Infantil Orlando Bitar, marcaram presença na manhã desta terça-feira (12/09), com dança, percussão corporal e musical de flauta doce feitas pelos alunos.
O Centro de Referência em Educação Infantil Orlando Bitar proporcionou uma apresentação de dança animada. O grupo de 10 alunas do Pré-II realizou a coreografia "Quem viu por aí o açaí?", criada pela professora Joyce Costa em homenagem à escritora paraense Heliana Barriga, também homenageada pela 26ª edição da Feira. Com movimentos sincronizados e muita animação, as crianças encantaram o público presente, recebendo elogios e aplausos entusiasmados dos visitantes.
Já a Escola Estadual Profª Lenira Teixeira Moura presenteou o público com dois momentos artísticos: o primeiro trouxe 10 alunos apresentando a canção “Hallelujah” em um musical com flauta doce, sob a regência da musicista e professora de Artes, Junia Santiago. No segundo momento, os alunos fizeram uma apresentação de percussão corporal, inspirada no grupo Barbatuques, que é referência internacional na modalidade rítmica, o grupo Barbatuques produz música orgânica utilizando o próprio corpo como instrumento musical.
O aluno de 11 anos, Elano da Silveira, foi um dos participantes. Ele falou da satisfação em fazer parte do grupo e se apresentar pela primeira vez. “Foi maravilhosa essa apresentação. Eu amei! Estou me sentindo famoso. Todo mundo me vendo. É a primeira vez que eu faço isso em público. Eu gostei e agradeço muito ao professor Pedro Machado e a escola, porque sem eles a gente não conseguiria fazer essa apresentação. Muito obrigado", disse emocionado.
As apresentações resultam do 2º Festival de Talentos, apresentado à comunidade no teatro da Usina de Paz da Cabanagem, no semestre passado e marca, também, a despedida dos alunos do 5º ano, pois em 2024 estarão noutras escolas a partir do 6º ano.
O professor Pedro Machado conta que o projeto começou a partir da iniciativa dos alunos. “Tudo começou por iniciativa e interesse dos próprios alunos, então, começamos a desenvolver atividades de teatro e dança, que hoje é ensaiado e apresentado na Usina da Paz. O projeto deste ano é um musical inspirado no grupo Barbatuques, que utiliza percussão corporal. As crianças da comunidade participam do projeto e ajudam a escolher os temas”, destacou o professor de artes.
Texto: Clayton Santos (Ascom Seduc)