Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VOZES DA INCLUSÃO

26ª Feira Pan-Amazônica do Livro abre espaço à criatividade de pessoas com autismo

Artistas que já se apresentaram no Festival TEAlentos participaram da programação na Arena das Artes, no Hangar

Por Caroliny Pinho (SESPA)
12/09/2023 10h00

Cinco artistas que participaram da terceira edição do Festival TEAlentos, em abril deste ano, no Theatro da Paz, em Belém, voltam a mostrar sua criatividade na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Entre os participantes da programação, no espaço Arena das Artes, estava José Pedro Teixeira, 15 anos, o DJ Blue, que mostrou parte de seu repertório de música eletrônica. A mãe de José Pedro, Nilde Azevedo, contou que ser DJ era o grande sonho do filho, e o Festival TEAlentos abriu as portas para que hoje o adolescente já atue profissionalmente.

DJ Blue conta que o Festival abriu portas para a atuação profissional“Quando eu vi que isso era importante pra ele, nós começamos a correr atrás. Ele já tocou na Estação das Docas, no Centur e, mais recentemente, encerrou o Congresso Internacional de Autismo, que aconteceu aqui. Nós estamos muito felizes com tudo o que ele vem fazendo”, garantiu a mãe.

“Eu comecei a gostar de ser DJ em 2018, e venho estudando muito pra isso. Hoje, pra mim vai ser show tocar aqui!”, disse o artista.

Valorização - Nayara Barbalho, coordenadora de Políticas Públicas para o Autismo, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), ressaltou que “hoje, aqui na Feira do Livro, tá sendo comemorado o ‘Vozes da Inclusão’. Todo o espaço foi preparado com isolamento acústico e instrumentos adaptados. Ter um momento como esse também é uma espécie de vitrine para os nossos artistas, para o Pará, e para fora do Estado. Por isso, tê-los aqui mostrando seus talentos, e sendo valorizados como artistas, é muito importante”.

Nayara Barbalho é coordenadora de Políticas Públicas para o Autismo da SespaJoão Victor Mendonça, 26 anos, contou que em breve espera se tornar músico profissional. Em abril, ele foi uma das atrações no Theatro da Paz, e nesta segunda-feira (11) voltou aos palcos para apresentar sua arte com o pandeiro. “Eu descobri que gostava de tocar quando era bem menor. Eu assistia a rodas de samba, e foi assim que descobri meu dom musical. Eu não esperava o convite para hoje, mas fiquei muito feliz e vim aqui mostrar um pouco do meu talento”, informou.

Descobertas - O Festival TEAlentos é voltado à descoberta de novos talentos artísticos entre pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As apresentações, realizadas desde 2020, são promovidas pela Cepa/Sespa.

A edição deste ano contou com artistas de vários municípios, entre os quais Igarapé-Miri, Belém, Ananindeua, Castanhal e Bragança.