Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO ECONÔMICA

Feira do Empreendedorismo Inclusivo já ultrapassa R$ 200 mil em 2023

A iniciativa, que gera renda para pessoas com autismo, familiares e associações, vai chegar a municípios do interior

Por Melina Marcelino (SESPA)
12/09/2023 08h00

De janeiro até o final de agosto de 2023, a Feira do Empreendedorismo Inclusivo já movimentou mais de R$ 200 mil, gerando renda para pessoas com autismo, familiares e associações que divulgam e comercializam seus produtos no Parque Urbano Porto Futuro, em Belém.

A Feira é realizada sempre no último final de semana de cada mês, no Porto Futuro e em outros locais da capital, em municípios do interior e durante eventos específicos, como a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, onde 18 expositores (dois a cada dia) comercializam seus produtos.

A Coordenação Estadual de Políticas Para o Autismo (Cepa), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), já tem mais de 400 expositores cadastrados, que se revezam na participação dos eventos oferecendo vários produtos, incluindo roupas infantis, brinquedos, objetos de decoração, comidas e bolsas.

Nayara Barbalho, coordenadora estadual de Políticas para o Autismo, informa que a Feira é o espaço que pessoas com autismo e suas famílias têm para gerar renda e mostrar suas habilidades. “É importante mostrar as habilidades dessas pessoas no esporte, na cultura, no empreendedorismo, na economia criativa, em todos os setores. A Feira é um desses espaços, e não acontece só em Belém. Nós já estamos começando esse trabalho de descentralizar para outros municípios”, acrescenta a coordenadora.

Visibilidade - A Feira, que começou em abril de 2022, já está na 15ª edição. Tânia Farias, mãe de um jovem com autismo, é uma das empreendedoras na edição na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. Assim como muitas mães de crianças e jovens com autismo, ela não consegue trabalhar fora, por isso considera a visibilidade proporcionada pela Feira muito importante.

“Temos um gasto muito grande com consultas, tratamento e transporte. Temos na Feira uma oportunidade de mostrar nossos produtos e ter uma renda extra, já que muitas mães se dedicam totalmente aos cuidados dos filhos”, informa Tânia Farias.