Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FERRAMENTA

Sedap repassa kits para monitorar qualidade da água e fomentar a aquicultura do Estado

Os municípios de Bragança, Tracuateua e Benevides, que têm forte potencial agrícola, foram os três primeiros a receber a ferramenta

Por Rose Barbosa (SEDAP)
11/09/2023 16h13

Como parte das ações do Governo do Estado para o fomento da aquicultura no Estado, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) está repassando aos municípios das diferentes regiões de integração, kits para o controle da qualidade da água.  Além de Tracuateua e Bragança, localizados no nordeste do Pará, a secretaria já fez o repasse da ferramenta para o município de Benevides, localizado na Região de Integração do Guajará. 

Na manhã desta segunda-feira (11), o secretário Giovanni Queiroz entregou o kit de monitoramento à engenheira de pesca, Ana Carolina Freitas, que representou a Prefeitura de Benevides. O repasse contou com a participação, também, do coordenador de Aquicultura da Sedap, Alan Pragana, e do engenheiro de pesca da secretaria, Thiago Cruz. 

No último dia 5, a instituição entregou o kit para os representantes dos municípios de Bragança e de Tracuateua. O ato de repasse ocorreu na sede da secretaria. 

De acordo com as informações do engenheiro de pesca Alan Pragana, o kit é importante para o desenvolvimento do setor aquícola no Estado, pois permite o monitoramento contínuo da qualidade da água. A Sedap, através da sua Coordenadoria de Desenvolvimento da Aquicultura(CDAQ), está fazendo o planejamento dos próximos repasses, conforme adiantou, com a previsão de contemplar o número máximo de municípios. 

Representantes de Bragança

 O coordenador de Aquicultura informou que a secretaria está focando, principalmente, os municípios que já contam com as suas secretarias de Pesca e Aquicultura – como é o caso, por exemplo, de Bragança – e que possua em seu quadro engenheiro de pesca ou técnico em aquicultura que já saiba manusear a ferramenta. “Nós já entregamos para três municípios e estamos entrando em contato com outros; esses kits foram adquiridos com recursos do Governo do Estado por meio de licitação”, observou o coordenador de Aquicultura. 

No kit, segundo informou Alan Pragana, estão contidos itens que permitem a análise do  oxigênio, do PH e a dureza da água, entre outros. “Também são calculados a alcalinidade, o nitrito, temperatura e transparência que são itens indispensáveis para uma aquicultura economicamente produtiva”, explicou Alan Pragana.

Didáticos- O engenheiro de pesca da Sedap, Thiago Cruz, avaliou que o kit é uma importante ferramenta para os técnicos lotados no interior, seja da Sedap – como é o caso dos servidores das regionais da secretaria - ou de outras instituições parceiras, como as prefeituras, através de suas secretarias de Agricultura, Pesca/Aquicultura. 

Representantes de Tracuateua

Os kits são didáticos, conforme observou o engenheiro de pesca, contendo um manual de instrução com linguagem simplificada. “Todas as embalagens têm rótulo, especificando que teste ele faz, qual número do componente e como utilizá-lo. Há componente apropriado para fazer coleta de água e análise; esse kit não serve para outra coisa que não seja o apoio para a piscicultura , é específico para o uso na aquicultura”, esclareceu Thiago Cruz.

Apoio - Ana Carolina Freitas, engenheira de pesca da prefeitura de Benevides, que recebeu na manhã desta segunda-feira o kit, disse que a ferramenta vai auxiliar os técnicos quando estiverem em campo para dar melhor assistência ao piscicultor. 

“Vamos poder analisar os parâmetros de qualidade da água de uma maneira muito mais eficiente, dando ao produtor referência de parâmetro e auxiliando-o a melhorar a sua produção”, avaliou.

Para a engenheira de pesca, a iniciativa da Sedap ao repassar essa ferramenta tem uma grande importância para a expansão da piscicultura. “A Sedap está de parabéns por essa ação que vai ajudar no fomento da atividade aquícola do Estado”, destacou Carolina Freitas. Ela informou, ainda, que atualmente a Prefeitura de Benevides atende 35 piscicultores.