Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE NA FEIRA

Sespa leva Estação Inclusiva e vacinas para a Feira Pan-Amazônica do Livro e Multivozes

Por Governo do Pará (SECOM)
10/09/2023 21h41

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) marca presença na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e Multivozes com dois espaços: a Estação Inclusiva e uma sala de vacinação para os visitantes do evento. A Feira ocorre no Hangar Centro de Convenções, em Belém, desde sábado (09), até o dia 17 de setembro.

A Estação Inclusiva é um espaço comandado pela Coordenação Estadual de Políticas Para o Autismo (Cepa) da Sespa. Na noite deste domingo, o estande foi visitado pelo governador do Estado, Helder Barbalho.

A coordenadora da Cepa, Nayara Barbalho, explicou o funcionamento do local. “Trouxemos uma experiência sensorial de acessibilidade para o estande, ou seja, imitamos uma calçada com alguns obstáculos e disponibilizamos acessórios para simular as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência. Temos cadeiras de roda, além de vendas e guia para simular a deficiência visual”, explicou. O espaço conta com uma equipe multiprofissional com terapeutas ocupacionais, pedagogos, fonoaudiólogos, profissionais de educação física e assistentes sociais e disponibiliza abafadores acústicos para pessoas com autismo que precisem usar durante a visita na feira.

Além da experiência sensorial, o estande conta com o espaço disponibilizado para a Feira do Empreendedorismo Inclusivo, projeto que a Cepa realiza mensalmente e trouxe para a Feira do Livro. Trata-se de um espaço para famílias e associações de parentes de pessoas com transtorno do espectro autista (Tea) venderem seus produtos confeccionados para os visitantes da Feira. A cada dia de evento, duas associações marcarão presença, totalizando 20 iniciativas presentes durante os dias de programação.

Neste domingo, a Associação Grupo de Apoio e Orientação aos Pais de Autistas, a Gaopa, de Barcarena, esteve presente na Feira do Livro para vender os produtos artesanais produzidos por mães de pessoas com autismo.

Segundo Sílvia Pinheiro, membro da Gaopa responsável pelas vendas no evento, o saldo foi bastante positivo. “Pudemos vender bastante produtos feitos por essas mães, é uma grande oportunidade de dar um apoio a essas famílias que, muitas vezes, precisam largar seus empregos formais para cuidar de seus filhos”, declarou. Grande parte dos materiais vendidos na Feira são feitos de reciclagem de resíduos sólidos e tecidos.

Outras atrações do espaço da Sespa na Feira Pan-Amazônica do Livro e Multivozes serão lançamentos de livros escritos e apresentações de dança de pessoas com autismo. Nesta segunda-feira, dia 11, às 17h, ocorrerá uma apresentação de TEAlentos na Arena das Artes do Hangar. 

Vacinação

Depois de uma experiência bem-sucedida na Feira do Livro do ano passado, nesta 26ª edição a Sespa disponibiliza, novamente, vacinas para os visitantes da Feira que por acaso estejam em atraso com algum imunizante. A sala de vacinação está funcionando próximo à entrada da Praça de Alimentação, subindo as escadas que levam à Sala de Imprensa do evento, no mezanino.

Nestes dois primeiros dias de Feira do Livro, foram aplicadas mais de 400 doses de vacinas para os interessados. Estão sendo disponibilizadas as vacinas meningocócica ACWY, Dupla Adulto (contra difteria e tétano, Covid-19 Bivalente, tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), Influenza e HPV.

Texto: Edison Teixeira (Ascom/Sespa)