Ideflor-Bio amplia presença no Marajó com a entrega do Escritório Regional de Soure
A estrutura vai dar suporte às atividades do órgão ambiental do Governo do Pará em sete municípios da região
O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) ampliou sua presença no Arquipélago do Marajó, no sábado (9), com a entrega do novo Escritório Regional do Marajó (Soure). A estrutura vai dar suporte às atividades do órgão ambiental do Governo do Pará em sete municípios da região.
É desse local que serão coordenadas as ações do Instituto voltadas à proteção da biodiversidade amazônica, conservação de florestas públicas, manejo sustentável dos recursos naturais e recuperação de áreas alteradas em Cachoeira do Arari, Chaves, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari e Soure.
Além disso, a instalação da nova base vai favorecer a melhor integração com outras instituições de proteção ao meio ambiente e incentivo ao desenvolvimento sustentável. A meta do Ideflor-Bio é somar esforços para desenvolver a região através da educação ambiental, dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) e dos projetos de piscicultura e voltados ao ecoturismo.
O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, destacou que a iniciativa foi executada por determinação do governador Helder Barbalho, de levar o Ideflor-Bio para o estado todo. “Além disso, temos a missão de ecoar a mensagem de uma palavra grande chamada sustentabilidade. Esse termo significa fazer as nossas atividades de forma sustentável no sentido econômico, social, cultural e ambiental. Portanto, vamos fazer com que aqui no Marajó que desde a Constituição Paraense foi instituída como Área de Proteção Ambiental (APA), possamos dar exemplo de como o paraense se relaciona com a natureza e como pode ser exemplo para o mundo”, frisou.
Presença - Vale destacar que os Escritórios Regionais são unidades diretamente subordinadas à presidência do Ideflor-Bio, que atuam de forma articulada às Secretarias Regionais de Governo. À frente do Escritório Regional do Marajó (Soure) está Osiane Barbosa, que destacou a sensação em poder colaborar para o desenvolvimento desta importante região paraense.
“É uma felicidade imensa que hoje nós estamos entregando o Escritório Regional do Marajó (Soure). Quero dizer para vocês que este prédio não beneficiará apenas Soure, mas outros sete municípios do Arquipélago do Marajó. Portanto, quero agradecer do fundo do coração a presença de todos e reafirmar o nosso compromisso de estar sempre de portas abertas para todo o nosso povo”, enfatizou.
O secretário Regional de Governo do Marajó, Jaime Barbosa, disse que ficou muito feliz pela estrutura que está sendo disponibilizada para a população. “O Marajó Oriental vai ficar muito bem representado com essas instalações do Ideflor-Bio. Aqui será um espaço para discutir questões ambientais, as quais serão temáticas bastante relevantes, além de fomentar o desenvolvimento sustentável”, ressaltou.
Ainda durante a entrega do Escritório Regional do Marajó (Soure) foram entregues uma caminhonete 4x4 que vai auxiliar os trabalhos da Gerência na região e um viveiro agroflorestal medindo 18 metros x 18 metros. O equipamento tem capacidade para produzir mais de 10 mil mudas simultaneamente, as quais irão fomentar arranjos de Sistemas Agroflorestais (SAFs) e a recomposição de áreas alteradas.
Na ocasião, o grupo de tradições folclóricas Aruãs, animou o público que participou do ato de entrega, com os grandes clássicos do carimbó. Também estiveram presentes o diretor de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação do Ideflor-Bio, Clésio Santana; o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Previdência Social, Trabalho, Emprego e Renda, Paulo Mequim; a assessora técnica do Ideflor-Bio, Lena Pinto; vereadores; secretários municipais e demais autoridades.
Serviço - O Escritório Regional do Marajó (Soure) fica localizado na 4ª Rua, esquina com a Travessa 22, S/N, bairro Macaxeira, Soure - PA.