Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FISIOTERAPIA

Abelardo Santos renova a esperança de pacientes que precisam de reabilitação

Hospital é o único do estado a oferecer tratamento por meio de hidroterapia

Por Ascom (Ascom)
08/09/2023 14h42

Pacientes do ambulatório de fisioterapia do Abelardo Santos contam com serviço de reabilitação, associado à hidroterapiaQuando chegou para ser atendida no ambulatório de fisioterapia do Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, Maria Rutiene não conseguia fazer atividades simples do dia a dia, como pentear o cabelo, segurar uma caneta,  comer sozinha e falar.

Após sofrer cinco acidentes vasculares cerebrais, os médicos chegaram a avaliar que a senhora nunca mais andaria. "Fiquei desesperada com essa possibilidade", lembra.

Desde que iniciou as sessões de reabilitação, somadas à hidroterapia, Maria Rutiene sentiu esperança. Mais estabilizada, hoje, ela voltou a ter autonomia, mesmo que mínima. "A fisio trouxe minha independência. Já recuperei alguns movimentos e eles também me ajudaram a reaprender algumas palavras. Já me penteio, tomo banho, como sozinha", celebra.

O ambulatório de fisioterapia do HRAS já atendeu cerca de 314 pacientes. Alguns são encaminhados à clínica médica, outros são pessoas que se submeteram a algum tipo de cirurgia ou receberam atendimento na unidade e precisaram passar pela internação.

"Nosso foco são os pacientes com disfunções neurológicas e traumato-ortopédicas. Trabalhamos a reabilitação motora e respiratória, além de oferecermos a hidroterapia. Somos o único hospital do estado a possibilitar esse tipo de atendimento", explica Axell Lins, coordenador do setor de fisioterapia do Abelardo Santos.

Seguindo com os exercícios, Maria Rutiene já fixou uma meta: "Eu ainda vou conseguir correr e jogar bola com o meu neto", garante.

Serviço:

O Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS) é a maior unidade pública do Governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.

A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, esta última especialidade em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.