Semu leva a Salinópolis a “Caravana Mulheres: Planejando a cidade que queremos para o futuro”
Durante o encontro foram abordados temas como enfrentamento à violência, cidades inclusivas e participação política das mulheres
A cidade de Salinópolis recebeu a "Caravana Mulheres: Planejando a cidade que queremos para o futuro", organizada pela Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), e que contou com a participação da titular da pasta, Paula Gomes, e das diretoras Clarice Leonel e Antônia Aleixo, respectivamente, à frente das diretorias de Políticas para Mulheres e de Gestão, Articulação e Interiorização da Semu. O evento reuniu cerca de 300 mulheres na última terça-feira (05).
Na ocasião foram realizadas palestras e debates relevantes para as mulheres da região sobre temas como o enfrentamento à violência contra as mulheres, o programa "Cidades Inclusivas", desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a promoção da participação política feminina.
Um dos destaques do evento foi a discussão sobre o programa "Cidades Inclusivas", promovido pelo Sebrae, que que visa gerar oportunidades de renda através do empreendedorismo, especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade e que não estão inseridas no mercado de trabalho. Além disso, busca fortalecer organizações, como Associações Comerciais e Sindicatos Rurais, fomentando as iniciativas empreendedoras e estimulando a articulação de uma rede de apoio. O objetivo é combater a vulnerabilidade social, melhorar a qualidade de vida das mulheres e impulsionar a geração de empregos no município, promovendo o desenvolvimento local.
Durante a programação, as vereadoras Luna Figueiredo, Verinha e Roberta Gaia compartilharam suas perspectivas e contribuições para a elaboração de políticas públicas voltadas para as mulheres. Além disso, diversos grupos locais também discutiram a importância da visão de cidades do futuro, como as mulheres estão integradas nesse contexto e como as cidades podem se tornar mais sustentáveis.
A diretora Clarice Leonel destacou a importância do combate à violência contra as mulheres, reforçando o compromisso da Semu nessa questão social. Paula Gomes, secretária de Estado das Mulheres, ressaltou a centralidade da participação política de gênero como um pilar fundamental para a construção de pautas que possam atender e incluir as mulheres nas políticas públicas.