Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) faz apresentação do planejamento de 2024 a 2027
Fortalecimento do Conselho é condição para o avanço na igualdade de gênero no Pará
O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) realizou de forma virtual sua reunião mensal, com a participação de conselheiras estaduais, além da presidente Paula Gomes, e da vice-presidente Márcia Jorge. A pauta destacou tópicos como a avaliação da "Marcha das Margaridas", a apresentação do Plano Plurianual (PPA) da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) para o período de 2024 a 2027, e a discussão sobre o curso de formação política com as conselheiras.
No primeiro ponto, todas as conselheiras fizeram suas falas sobre os aspectos positivos e os desafios da Marcha das Margaridas, evento que ocorre em Brasília a cada quatro anos. A troca de ideias e análises revelou o compromisso do CEDM com a defesa dos direitos das mulheres.
Já na segunda pauta, a servidora Alessandra Guerra, representante do Núcleo de Planejamento da Semu apresentou de forma detalhada o Plano de Ação da Secretaria para o período de 2024 a 2027, parte integrante do Plano Plurianual (PPA). Essa visão mais abrangente das futuras ações do órgão foi uma condição para o reconhecimento da importância de um planejamento estratégico para avançar na conquista dos direitos das mulheres.
O encerramento da reunião foi marcado pela discussão sobre o projeto de capacitação e formação política das conselheiras. Paula Gomes, presidente do CEDM e titular da Semu, enfatizou a relevância dessa iniciativa:
"A formação política das conselheiras é um passo crucial para fortalecer nossa atuação, pois precisamos nos capacitar constantemente para enfrentar os desafios que persistem na luta pela igualdade de gênero. Com conhecimento e engajamento, poderemos impulsionar mudanças significativas em nossa sociedade", concluiu a secretária.