Novo app facilita acesso a vários serviços oferecidos pela Semas
Aplicativo "Semas Pará" permite denúncias sobre crimes ambientais, como descarte irregular de resíduos, extração ilegal de madeira, minerais e areia, poluição e queimadas
Com o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos aos seus serviços, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) lança um aplicativo que, entre outras funcionalidades, oferece a possibilidade de realizar denúncias sobre crimes ambientais, como o descarte irregular de resíduos, desmatamento, extração ilegal de madeira, de minerais e areia, poluição e queimadas.
Segundo o titular da Semas, Mauro O’de Almeida, o aplicativo faz parte da estratégia de transformação digital da Secretaria. “O app da Semas é mais uma inovação que implementamos neste novo momento da gestão ambiental do Estado, que está em plena transformação digital. Junto com o Cadastro Ambiental Rural Automatizado - CAR 2.0, Módulo de Inteligência Territorial (MIT) e a nova versão do SeloVerde, que também lançamos recentemente, o app aprimora a inteligência e o uso da tecnologia nos nossos serviços, melhorando o atendimento ao cidadão paraense”, explicou.A nova ferramenta amplia os serviços digitais da Semas
O app da Semas também permite denunciar empreendimentos que atuam de forma irregular, como o abastecimento de balsas em local inadequado, armazenamento irregular de caroço de açaí, CAR irregular ou com sobreposição, comércio ilegal de carne animal, ausência de licença ambiental e transporte irregular de produtos florestais.
Vários serviços - O app disponibiliza, ainda, uma ferramenta que permite ao cidadão sinalizar para a Ouvidoria da Semas quando demorar a resposta para determinada solicitação e houver conduta inadequada de servidores. Dentro da plataforma também estão disponíveis orientações sobre Cadastro Ambiental Rural, Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam), Portal de Atos Autorizativos, Previsão do Tempo e Portal da Transparência, permitindo acesso a dados públicos sobre fiscalização, recursos hídricos, conciliação e conversão ambiental, bioeconomia, projetos e parcerias.
Carla Lima Reis, diretora de Tecnologia da Informação da Semas, apresentou os novos sistemas aos servidores na primeira semana de setembro e destacou a importância das inovações. “Hoje, na Semas, temos vários portais e recursos integrados que ajudam o cidadão a manter-se informado sobre os serviços da Secretaria. Além do app Semas Pará, há o Portal dos Recursos Hídricos, o Portal da Transparência, o do Regulariza Pará e vários outros. A importância disso está no aumento da transparência ambiental, no aprimoramento da nossa gestão e na prestação de serviços ao cidadão com mais qualidade”, informou.
Integração - Recentemente, a Secretaria integrou seu Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora 2.0) ao sistema nacional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o DOF+ Rastreabilidade.
A integração garante que todas as transações envolvendo produtos florestais com origem no Pará ocorram de forma integrada entre os dois sistemas, melhorando o fluxo de comercialização de produtos e a transferência de créditos florestais interestaduais.
O app “Semas Pará” está disponível para download tanto para dispositivos com o sistema operacional Android quanto para iOS.
App Store (iOS): https://encurtador.com.br/mBNT3
Google Play (Android): https://encurtador.com.br/JV345