Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVAÇÃO E MEIO AMBIENTE

Sectet realiza Imersão em Sustentabilidade para empresas do StartUP Pará

Evento foi realizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá na tarde desta quarta-feira (6)

Por Fernanda Graim (SECTET)
06/09/2023 17h44

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), por meio do StartUP Pará - programa do Governo do Estado voltado ao investimento em ideias e empresas inovadoras - realizou, nesta quarta-feira (6), a "Imersão em Sustentabilidade para Startups". O evento teve por objetivo o aperfeiçoamento de habilidades e competências relacionadas à sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (ESG - Environmental, Social and Governance) em empresas ligadas a StartUP Pará. Cerca de 30 empreendedores estiveram presentes.

A programação ocorreu no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT - Guamá), no Espaço Empreendedor. A tarde contou com a presença de Andrea Pampanelli, diretora da The Green Factory - empresa da consultoria para inovação nas areas de sustentabilidade - e atuante em temáticas de Sustentabilidade, ESG e Lean.

Durante a palestra, Andrea abordou diversas vertentes da sustentabilidade em empreendimentos, como a importância da preservação na visão, na estratégia e nas práticas das organizações, explicando o que é uma empresa sustentável e o significado dos elementos constituintes do ESG. 

“Penso que sustentabilidade hoje é um MOT verdadeiro para qualquer empresa, seja pequena, grande ou média. Como a gente estava discutindo, não existe aquela máxima que um negócio possa existir sem um propósito maior. Ou seja, todo e qualquer negócio, para sobreviver nesse novo mercado, nessa economia de baixo carbono que está se formando, precisa ter um propósito que vá além de unicamente um lucro”, disse Andrea. 

Para a coordenadora do StartUP Pará, Maria Trindade, o evento é uma grande chance que contribui para o incremento de conhecimento em prol da sustentabilidade. “A oportunidade que esses empreendedores tem é fantástica, no sentindo de otimizar o seu recurso, de melhorar suas relações com os empreendedores, os seus fornecedores; de melhorar a parte de gestão da sua empresa e contrubir para a conservação dos recursos naturais e para o aumento dos negócios na bioeconomia”, afirma. A coordenadora do também informou que a ideia é ampliar essa discussão.

Yasmin Cantuária e Samantha Chaar são empreendedoras que fazem parte do StartUP Pará e participaram da Imersão. Yasmin é de Barcarena e dona da empresa Barcalate, de chocolates. Para ela, a programação, considerando o contexto atual, foi extremamente necessária. “Uma palestra como essa, um evento como esse impulsiona a gente e ajuda a construir não só no alinhamento da nossa empresa, mas em como a gente pode fazer isso partir da empresa para a sociedade”, contou.

A Composta Belém, empresa voltada para o impacto social positivo e situada no PCT Guamá, é gerenciada por Samantha. De acordo com ela, o momento é ideal para levar conhecimento sobre sustentabilidade e apresentar as empresas que têm soluções ambientais.

Texto: Lívia Ximenes, estagiária/Ascom Sectet.