Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ACOLHIMENTO

Regional da Transamazônica promove roda de conversa alusiva ao Setembro Amarelo

Ação proporcionou momentos de reflexão sobre as necessidades de apoio e de compartilhar experiências em um ambiente de trabalho mais acolhedor e solidário

Por Ascom (Ascom)
06/09/2023 16h47

Rosa de Paula - Líder da Hotelaria

Com a intenção de fortalecer o bem-estar emocional dos colaboradores e conscientizar sobre a importância do autocuidado com a saúde mental, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, no Pará, realizou nesta terça-feira (05) a palestra "Setembro Amarelo - Se precisar, peça ajuda!". A ação proporcionou momentos de reflexão sobre as necessidades de apoio e de compartilhar experiências em um ambiente acolhedor e solidário.

O evento contou com a participação da psicóloga Sandy Giulian, especialista em terapia cognitiva e comportamental, e idealizadora do movimento “Suicídio não é a solução”, em Altamira. A profissional é atuante na prevenção ao suicídio e no acompanhamento de comportamento autolesível de jovens e adolescentes.

A iniciativa, organizada pelo serviço de Psicologia Organizacional juntamente com o setor de Humanização, reflete o compromisso da instituição com o bem-estar integral dos profissionais que atuam na unidade, que é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sespa).

De acordo com Yara Fernandes, psicóloga clínica com atuação no HRPT, a saúde emocional e mental da equipe é considerada crucial para a prestação de um atendimento de qualidade aos pacientes. “Essa roda de conversa busca combater estigmas e tabus relacionados à saúde mental no ambiente de trabalho. Reforçamos a importância de que pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, mas sim um ato de coragem e autocuidado. Buscar ajuda profissional pode ser o primeiro passo para a transformação pessoal”, explica a psicóloga.

Ao final do evento, os colaboradores participaram da dinâmica “Árvore da Esperança”, que consiste em uma árvore seca, que foi colocada na sala, para que os profissionais pudessem interagir, escrevendo bilhetes com mensagens que incentivam a vida, o diálogo, empatia, superação e o autocuidado.

Para Rosa de Paula, líder do setor de Hotelaria, a roda de conversa possibilita fortalecer o ambiente de trabalho. “Saí da roda de conversa com um compromisso de promover a saúde emocional da equipe. Estou determinada a criar um ambiente de trabalho onde colaboradores se sintam à vontade para buscar ajuda quando necessário, e que saibam que sua saúde mental é uma prioridade”, afirmou.

Campanha - Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A Campanha Setembro Amarelo foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

O Hospital Regional Público da Transamazônica atende mais de 20 especialidades, sendo referência para mais de 500 mil pessoas nos nove municípios da região do Xingu: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

Texto: Ascom/HRPT