Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa comemora 1 ano de atendimento humanizado da Casa da Gestante

No período, unidade atendeu a 180 pacientes como gestantes, mulheres no pós-parto e recém-nascidos, em situações de risco físico ou social

Por Ascom (Ascom)
06/09/2023 16h20

Em seu primeiro ano de funcionamento, a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) atendeu a 180 pacientes como gestantes, mulheres no pós-parto e recém-nascidos, em situações de risco físico ou social.

Yara e a mãe Mery estão hospedadas na Casa desde o início de agosto passado. Na 24ª semana de gestação, Yara descobriu um problema de saúde que poderia levá-la a um parto prematuro. Ela foi internada na Santa Casa e, após ficar estável, foi transferida da enfermaria para a Casa da Gestante, onde permanece sob criteriosos cuidados, conta a mãe e acompanhante da gestante.

"Nós chegamos chorando de medo, pois não sabíamos qual era o problema, mas fomos muito bem atendidas e acolhidas por toda a equipe. Como a Yara precisa ser monitorada de perto e nós somos  de Mosqueiro, a gente está há mais de um mês morando aqui, mas apesar de ser parte de um hospital, a gente é tão bem tratada que se sente em casa e é como se os profissionais daqui fossem a nossa família", afirma Mery Gama.

Yara e Mery

Conforme a gerência da Casa, tudo na unidade é pensado para garantir um espaço físico que faça com que cada paciente se sinta em casa. Em frente, um jardim traz alegria e descontração com suas cores. Na porta de entrada, uma placa dá as boas vindas. Na parte interna, pacientes dispõem de sala, quartos, copa, cozinha, redário e área de lavanderia.  

No total, a Casa da Gestante tem capacidade para receber 10 pacientes em um ambiente que,  além de acolhedor, é preparado com equipamentos e profissionais qualificados para garantir a atenção necessária a cada situação de saúde.

A enfermeira obstetra, Francielma Pinheiro, gerencia a Casa e afirma que, nesse primeiro ano, a unidade vem cumprindo com a finalidade de atender a pacientes que necessitem de vigilância, sem a necessidade da internação hospitalar.

"A Santa Casa integra a Rede Cegonha do Ministério da Saúde, uma rede de cuidados voltada à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério", destaca a gerente da Casa da Gestante, a enfermeira Francielma Pinheiro.

Ela acrescenta: "a Casa da Gestante é mais uma iniciativa da assistência que efetiva essa atenção humanizada, em um espaço agradável e que proporciona segurança à paciente, pois se houver necessidade, ela estará perto do hospital, o que agiliza seu atendimento".

A Casa da Gestante tem uma equipe multiprofissional com enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais.