Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SETEMBRO AMARELO

Hospital Abelardo Santos reforça valorização da vida entre profissionais e pacientes

Orientações e escuta com profissionais de psicologia fazem parte da programação da unidade pela campanha 'Setembro Amarelo'

Por Ascom (Ascom)
06/09/2023 16h07

Com o intuito de reforçar a importância da mensagem trazida pelo Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e de valorização à vida, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, quebra tabus e debate o tema entre colaboradores e usuários, ao longo desse mês. 

A psicóloga do HRAS, Radharani Andrade, explica que setembro traz uma cor aberta e alegre para marcar a campanha, e, que a importância de abordar a temática dentro do ambiente hospitalar perpassa as particularidades em atuar com a promoção de saúde em cenários de finitude. 

“Vivemos isso intensamente no período de pandemia e que nos marca até o momento presente. Diante disso, a unidade busca inserir em suas campanhas e projetos ações de incentivo ao autocuidado e de desmistificação da temática relacionada à saúde mental”, frisou.

A profissional ainda destaca, que é importante criar no dia a dia hábitos de “higiene mental” inserindo pequenas atividades ou atitudes de autocuidado. “Sempre que possível faça pausas, procure desacelerar sua rotina e tirar um tempo para organizar os pensamentos; busque se proporcionar momentos de relaxamento e reflexão; invista em relacionamentos saudáveis, busque apoio social e, quando for necessário, não hesite em procurar ajuda profissional”, enfatizou.

Escuta psicológica 

Conversa bera leito, palestras, rodas de conversas e plantão psicológico, estão sendo promovidas pela unidade durante esse mês para os profissionais, pacientes e acompanhantes. Além disso, o hospital disponibiliza durante todo o ano um espaço de escuta psicológica para os todos colaboradores que precisam desse tipo de atendimento.

Dados

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. 
 
Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. 

Para a diretora geral do HRAS, Aline Oliveira, é importante desmistificar a questão do cuidado e bem-estar  com a saúde mental, para que as pessoas busquem ajuda ou possam ajudar outras também, quando necessário.

“Debater esse tema abertamente é relevante. Ainda notamos muito preconceito em buscar atendimentos especializados. É preciso vencer esses tabus e procurar ajuda”, afirmou.

Referência 
O Hospital Regional Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Pará, e tem  administração do Instituto Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto da Ascom HRAS