São Sebastião da Boa Vista está no roteiro da Caravana 'Todas as Vozes em Defesa da Mulher
Palestras e parcerias fortalecem a rede de atendimento à mulher e o enfrentamento à violência em municípios do Marajó
O município de São Sebastião da Boa Vista, no Arquipélago do Marajó, norte do Pará, recebeu nos dias 1º, 2 e 3 de setembro a Caravana “Todas as Vozes em Defesa da Mulher”, da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu). O evento teve como objetivo sensibilizar a rede de atendimento à mulher e promover ações estratégicas para transformar a realidade local. A Semu e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) executaram a ação, mapeando a rede de atendimento, ministrando palestras e fortalecendo parcerias para combater a violência doméstica e fomentar o empreendedorismo sustentável.Mulheres discutiram avanços nas políticas públicas para o público feminino
A Caravana ofereceu ao público palestras sobre temas cruciais, como conscientização, prevenção e combate à violência doméstica contra a mulher; empoderamento feminino; autonomia econômica e empreendedorismo sustentável. As discussões enfatizaram o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e políticas que garantam os direitos das mulheres, além de oferecer assistência técnica qualificada às vítimas de violência.
Rede de proteção - Para a secretária de Estado das Mulheres, Paula Gomes, a luta pela eliminação da violência contra a mulher é uma responsabilidade compartilhada com a sociedade. “O governo do Estado está empenhado em apoiar iniciativas como essa Caravana, que buscam criar uma rede de proteção e o fortalecimento para todas as mulheres. Juntos, podemos transformar São Sebastião da Boa Vista e, consequentemente, todo o nosso Estado, em um lugar mais seguro e igualitário para as mulheres”, enfatizou a secretária.
A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social e da Diretoria da Mulher do município, cujos gestores, Thiago Moraes e Francenilda Magno, respectivamente, atestaram o comprometimento da gestão com as políticas voltadas ao público feminino.
“É muito importante a política pública para todas nós, mulheres, pois precisamos aumentar a visibilidade da participação social das mulheres, fortalecendo e ampliando a entrada nos espaços de poder e decisão. Iremos trabalhar junto ao Conselho Municipal das Mulheres e outros movimentos para combatermos a misoginia, e promover igualdade, dignidade e garantia dos direitos das mulheres boavistenses”, disse Francenilda Magno.
A Caravana “Todas as Vozes em Defesa da Mulher” em São Sebastião da Boa Vista demonstrou o poder da colaboração entre instituições e o compromisso com a promoção dos direitos das mulheres.