Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Policlínica de Tucuruí é referência em atendimento de nefrologia na região

Setor de hemodiálise ajuda a compor a rede pública estadual de saúde e a desafogar pontos de atendimentos na capital paraense, Belém

Por Ascom (Ascom)
05/09/2023 16h14

A família de Maria Helena Bezerra já tinha dado como certa a mudança da cidade de Tucuruí. Paciente renal crônica, ela iria para um município com suporte em hemodiálise. Mas, com a implantação da Policlínica e dos atendimentos em nefrologia, em Tucuruí, os planos foram suspensos. "Decidimos ficar para que eu pudesse ser atendida por aqui. Estou adorando, atendimento muito bom, equipe ótima", diz Maria Helena.  

Em operação a mais de um ano, a unidade ambulatorial amplia a oferta especializada em saúde pública, se tornando referência em atendimento e diagnóstico para a população dos sete municípios da Região de Integração Lago de Tucuruí: Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Tucuruí e Jacundá.

O setor de hemodiálise é um dos mais importantes do espaço de saúde. Entre 2022 e o primeiro semestre deste ano, 5.348 atendimentos foram realizados. Além das sessões de tratamento, as consultas com o nefrologista tornam o processo mais completo e seguro. E Maria Helena garante: todas as vezes em que esteve fazendo a diálise, um médico apareceu para conversar com os pacientes.

O nefrologista Ney Barros é da equipe da Poli de Tucuruí e atual responsável técnico pelo serviço. Ele explica que o local oferece dois tipos de suporte: a diálise ambulatorial, onde o paciente frequenta por três vezes na semana; e as consultas, onde nem sempre resultam em indicação de hemodiálise.

"Geralmente, o perfil dos nossos pacientes é aquele renal crônico proveniente de hipertensão ou diabetes. Associada à análise clínica que fazemos no consultório, sempre solicitamos exames laboratoriais, para avaliar a função renal, e os de imagem como ultrassom, por exemplo. A depender do caso, solicitamos ainda uma tomografia", complementa. A procura pelo especialista também é alta.

Segundo Francisco Amud, diretor-executivo da Poli Tucuruí, a unidade já se tornou referência nesse tipo de serviço na região. "E isso aumenta a nossa responsabilidade em melhorar, qualificar e sempre proporcionar a assistência necessária que o nosso usuário merece. Queremos que pacientes, como a Dona Maria Helena, fiquem seguros com a base que oferecemos aqui e não precisem sair para buscar o que nós podemos oferecer", ressalta.

O serviço de hemodiálise tem o funcionamento de segunda-feira a sábado com as atividades iniciando a partir das 7h. O fluxo de encaminhamento ao serviço de hemodiálise é realizado através da Central de Regulação Estadual de Terapia Renal Substitutiva, possibilitando que os pacientes sejam agendados para uma avaliação admissional com a nefrologia e equipe multiprofissional, na qual são feitos o histórico de saúde do paciente, avaliação dos exames e orientações para o inicio do tratamento na unidade. Após, a equipe da nefrologia fixará os horários de acordo com a disponibilidade e necessidade do usuário. 

A Poli Lago de Tucuruí é uma unidade pública, na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica. A Poli é administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia – ISSAA, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa).

Texto da Ascom Poli Lago de Tucuruí