Fundação Cultural do Pará estará na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes
Estande da Fundação receberá escritores como os paraenses Edyr Augusto, Monique Malcher e Airton Souza. e terá lançamentos de diversas publicações
Promover, difundir e fazer cultura, uma mostra das ações da Fundação Cultural do Pará (FCP) será levada ao público da 26ª Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes a partir deste sábado (9). A programação inclui sessões de lançamento de livros e de autógrafos, além de contação de histórias para crianças. O evento será realizado no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia até o dia 17 de setembro.
Ao todo, a Fundação Cultural do Pará vai receber mais de 30 escritores em seu estande, que vão desenvolver atividades de interação com o público. As sessões de lançamento de livros abordarão temáticas diversas, desde a publicação de contos e poemas até o papel da mulher e da inteligência artificial na literatura.
Nas sessões de bate-papo, destacam-se a presença de escritores reconhecidos em todo o território brasileiro, tais como Edyr Augusto, Monique Malcher e Airton Souza. Os três são paraenses premiados nacionalmente e referências na literatura do Estado do Pará.
Ainda no estande da FCP, serão realizados sessões de bate-papo sobre a mediação de leitura, com Nilo Carlos e Daniele, pesquisadores da UFPA; e sobre a resistência dos sebos no contexto do livro e leitura, com Andrey, Charles e Anderson, dos sebos “Lima Barreto”, “Sebo & Cia” e “Relicário”, respectivamente.
Literatura - A professora Ester Vilhena conta que está muito ansiosa para participar do evento. É a primeira vez dela em um estande da FCP com uma proposta de bate-papo. A escritora também relata suas experiências nas edições passadas da Feira.
“Como professora, eu já havia participado de outros estandes, mas apenas em sessões de autógrafos. O meu livro traz uma leitura bem leve de frases e pensamentos sobre amor, fé e esperança. Ele tem ilustrações bem delicadas feitas por uma ex-aluna minha de Mosqueiro”, explicou a escritora.
“Participar da Feira nos anos anteriores foi muito bom. Os escritores paraenses enfrentam uma grande concorrência com livros estrangeiros, que são muito procurados pelo público. Como professora, estou sempre montando catálogos de livros para os meus alunos, empresto livros para que eles adquiram o hábito da leitura. Por isso, eu avalio esse evento como sendo de extrema importância para a promoção da literatura nacional e paraense”, compartilhou Ester.
Arena das Artes - A Fundação Cultural do Pará também vai promover ações voltadas ao público infantil. Serão 14 atividades lúdicas no âmbito da leitura e da arte cênica que funcionarão durante os sábados e domingos do evento.
De manhã ou de tarde, as crianças poderão assistir aos teatro de bonecos e ouvir histórias que estimulam não apenas o hábito de leitura, mas também o desenvolvimento psico-social dos pequenos. Além disso, será realizado o projeto “Que Nem Maré”, que brinca com a fantasia e o sobrenatural, a partir da obra “Visagens e Assombrações de Belém”, de Walcyr Monteiro.
Essas atividades são uma extensão do que é realizado rotineiramente na Biblioteca Pública Arthur Vianna. Todos os meses, os espaços de leitura da FCP promovem brincadeiras e projetos para crianças. A programação da biblioteca inclui contações de histórias, cineclubes e apresentações teatrais.
Leitura e informação - Ao longo dos anos, a Fundação Cultural do Pará tem se mantido como uma instituição de referência na área do livro, leitura e literatura, dialogando com os setores do livro e colaborando com a divulgação e fortalecimento desse grande evento.
As ações da FCP têm sido pensadas com a colaboração da sociedade e dos fazedores de cultura que integram a cadeia do livro. Esses profissionais têm, na instituição, uma parceria seja em sua rotina do atendimento ao público nas ações que realiza cotidianamente, seja em momentos pontuais, mas importantes, como a Feira Pan-Amazônica.
Segundo o presidente Thiago Miranda, a Fundação promove importantes políticas públicas neste setor cultural. “Este ano, por meio do Programa Leitura Por Todo o Pará, estamos promovendo importantes ações em prol do setor do livro e da leitura. Lançamos editais públicos para fortalecer importantes iniciativas comunitárias e promovemos o incentivo aos escritores paraenses para o financiamento de publicações de obras inéditas”, disse.
“Nesta semana, temos o prazer de coordenar uma programação lúdica para o público infantil e juvenil dentro desta Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes”, finalizou Thiago Miranda.
Confira a programação completa no site da Fundação Cultural do Pará (www.fcp.pa.gov.br).