Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATRAÇÃO DE INVESTIDORES

CODEC lança projeto de Condomínio Industrial de Castanhal em feira agropecuária do município

Empreendimento terá localização estratégica na região que já é um importante polo industrial

Por Tarcya Amorim (CODEC)
03/09/2023 20h14

Durante a abertura da Exposição e Feira de Agropecuária de Castanhal (EXPOFAC), no último sábado (02), a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC) fez a apresentação do projeto do Distrito Industrial no município.

O diretor de Atrações de Investimentos e Negócios da Codec, Manoel Ibiapina, enfatizou que o condomínio está estrategicamente localizado e tem tudo para gerar ainda mais investimentos para região, que já é um importante polo industrial.

“Acreditando em um modelo novo de condomínio com ferramentas com atração de investimentos mais concretas e consolidadas, como a PL pré-aprovada, o gás natural, energia fotovoltaica, entre outros. O projeto está praticamente fora do papel, graças ao trabalho integrado entre Prefeitura de Castanhal entre a Companhia e, principalmente, pelo nosso governador do Estado, Helder Barbalho”, destacou Ibiapina.

O prefeito de Castanhal, Paulo Titan, o presidente da Associação Comercial de Castanhal, Renato Roldam e outras autoridades estiveram no estande da CODEC para conhecer o projeto em desenvolvimento. 

Empresário do ramo de metalurgia de estruturas para tendas há 11 anos, Elton Severo foi o primeiro a marcar presença no estande, que possui uma maquete de dois metros e quarenta de cumprimento e dois de largura, ilustrando como será o primeiro condomínio industrial de iniciativa pública do país. 

“Nunca a gente tinha tido a ideia de partir para uma área mais industrializada como é da região de onde eu vim, do Rio Grande do Sul. Aqui em Castanhal a gente não tinha ideia desse tipo de empreendimento, e para mim, seria ótimo, porque trabalhar em uma área industrial é muito melhor que trabalhar em uma área residencial. Onde trabalho tem uma serralheria, a nossa metalurgia, e a gente tem problema de deslocamento, de entrega, dificuldade da carreta entrar e sair na rua, então, esse é o diferencial do condomínio, a facilidade de acesso e a segurança”, contou o empresário gaúcho, que reside em Castanhal há 12 anos. 

A idealização do empreendimento já se arrastava há décadas e somente após o incentivo do Governo do Estado, por meio da Companhia, foi possível materializar o projeto, com apoio da Prefeitura de Castanhal, que cedeu a área para criação do condomínio.

“Hoje, nós queremos gerar emprego e renda e precisamos que essas indústrias se estabeleçam em Castanhal. Nós temos 46 indústrias predispostas a funcionar. Castanhal é cidade polo da região nordeste do Pará e aqui concentram-se as grandes indústrias. Nós temos comércio fortíssimo, a agroindústria e precisamos fortalecer mais”, destacou o prefeito do município, Paulo Titan. 

Além do atendimento realizado pelos gestores da Companhia, o diretor Manoel Ibiapina aproveitou para visitar os expositores reunidos na Expofac, já que o evento favorece a prospecção de novos investidores, principalmente aqueles que poderão ser alocados no condomínio de Castanhal.