Masterclasses oferecidas pela FCG garantem aprimoramento musical no "I Encontro de Madeiras e Metais"
Alunos também participaram recitais e puderam conferir os concertos de diversos grupos musicais convidados
Com o objetivo de garantir o aperfeiçoamento técnico-profissional, a Fundação Carlos Gomes (FCG) e o Instituto promoveram masterclasses gratuitas durante o I Encontro de Madeiras e Metais, realizado na sede da instituição, em Belém, com programação realizada até este sábado (02). No evento, os participantes puderam qualificar os aprendizados em instrumentos como saxofone, clarinete, oboé, flauta transversal, fagote, trompete, trompa, trombone e tuba.
As aulas foram ministradas por músicos experientes do mercado musical que compartilharam conhecimentos com cerca de 140 músicos e alunos da instituição. Um dos convidados foi o saxofonista Marcelo Martins, que ministrou uma masterclass e repassou técnicas especializadas de saxofone. “Durante essa semana vivenciamos intensamente a música, ensinando e também aprendendo bastante com os alunos”, destacou.
O superintendente da Fundação Carlos Gomes, Gabriel Titan, ressalta que a programação é fundamental para assegurar a formação musical de qualidade no estado.
“Nesta primeira edição, trouxemos músicos experientes e comprometidos com a didática para repassar conhecimentos que serão fundamentais para a qualificação dos alunos da instituição e dos músicos de diversos municípios paraenses. A partir desta experiência também pretendemos ampliar a realização destes encontros em outras regiões, com foco na interiorização”, enfatizou.
Aperfeiçoamento - Uma das participantes das atividades foi a aluna Cristiane Santos, que mora na cidade de Bragança e veio para a capital em busca de aprofundar o aprendizado sobre flauta transversal. “Essa experiência foi muito gratificante e produtiva. É um aprendizado que eu vou levar comigo e irá me ajudar muito, pois sou iniciante neste instrumento. Tudo o que eu aprendi, irei compartilhar com os meus amigos da minha cidade. A instituição está de parabéns por realizar esse evento”, ressaltou.
O músico e ex-aluno da instituição, Rodrigo Pereira saiu de Parauapebas com o objetivo de se qualificar tecnicamente na masterclass de trompete. “O festival foi maravilhoso e é muito importante reunir especialmente os músicos trompetistas para aprofundar ainda mais o conhecimento”, destacou.
Durante a programação do encontro, que se estendeu do último dia 29 de agosto até este sábado (02), os alunos também participaram recitais e puderam conferir os concertos de diversos grupos musicais convidados.