Campeões da 10ª edição do Joapa são conhecidos em Belém
A Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, recebeu, nesta segunda-feira (26), as finais do 10º Jogos Abertos do Pará (Joapa). No local, foram conhecidos os vencedores nas modalidades handebol, basquete e futsal. Ao todo, 18 delegações de todas as regiões do Pará estiveram na capital paraense. Foram quatro dias de competições acaloradas, com a participação de 452 atletas.
No handebol masculino, Abaetetuba venceu a equipe de Soure por 20 a 16. No basquete masculino, Mãe do Rio ficou com o ouro, ao vencer o time de Breves por 38 a 31. Já no futsal feminino, a seleção de Moju ganhou de Portel pelo placar de 1 a 0, enquanto que no masculino o título ficou com Tucuruí, que goleou Muaná por 7 a 1.
“Participo desde a primeira edição dos Jogos Abertos. É a primeira vez que a minha equipe de futsal ganha. Foram quatro meses treinando incansavelmente para chegarmos ao título”, disse Gabriel Azevedo, capitão da equipe de basquete de Mãe do Rio.
O Joapa realizou quatro regionais, que selecionaram os campeões para a fase final. A Regional Marajó I e II, Baixo Amazonas, Rio Capim e Baixo Tocantins reuniram mais de três mil atletas.
“Através dos jogos, o Governo do Estado conseguiu aumentar a credibilidade dos municípios, trouxe motivação para cada cidade. As gestões municipais puderam vivenciar de perto todo trabalho, mostrando que para o esporte não existe fronteiras. A sensação é de dever cumprido. Tanto a equipe de produção, como das comissões técnicas, estão satisfeitas com o resultado”, destaca a diretora.
A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) já se prepara para a próxima edição dos Jogos Abertos do Pará. O projeto do 11º Joapa já está sendo montado e adequado. A previsão é que novas modalidades sejam incluídas.
“Os jogos promoveram uma união entre jovens de vários municípios, mostrando a força do nosso estado. Através do esporte, as pessoas aprendem com as diferenças, onde o espírito competitivo é enaltecido com respeito ao próximo”, destaca Renilce Nicodemos, titular da Seel.
Confira os campeões do 10º Joapa:
Basquetebol Masculino
1º Lugar: Mãe do Rio
2º Lugar: Breves
3º Lugar: Barcarena
Futsal Feminino
1º Lugar: Moju
2º Lugar: Portel
3º Lugar: Paragominas
Futsal Masculino
1º Lugar: Tucuruí
2º Lugar: Muaná
3º Lugar: Melgaço
Futebol de Areia Feminino
1º Lugar: Portel
2º Lugar: Barcarena
3º Lugar: Soure
Futebol de Areia Masculino
1º Lugar: Paragominas
2º Lugar: Portel
3º Lugar: Moju
Handebol Feminino
1º Lugar: Abaetetuba
2º Lugar: Melgaço
Handebol Masculino
1º Lugar: Abaetetuba
2º Lugar: Soure
3º Lugar: Breves
Voleibol Feminino
1º Lugar: Abaetetuba
2º Lugar: Mãe do Rio
3º Lugar: Portel
Voleibol Masculino
1º Lugar: Barcarena
2º Lugar: Portel
3º Lugar: Tomé-Açú
Tênis de mesa Feminino
1º Lugar: Hevelin Ramos furtado - Barcarena
2º Lugar: Antônia Nascimento - São Miguel do Guamá
3º Lugar: Glaucia da Costa Medeiros – Muaná
Tênis de mesa Masculino
1º Lugar: Andrey Barreto Pereira - Barcarena
2º Lugar: Aben Athair Brito Teixeira - Soure
3º Lugar: Marcus Vinicius Neve da Silva - Breves