Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Projeto 'Sextou na Nefro' reforça cuidados com pacientes renais no Abelardo Santos

Hospital, em Icoaraci, promove roda de conversa, esclarece dúvidas sobre alimentação, manutenção de cateteres e direitos dos assistidos 

Por Ascom (Ascom)
01/09/2023 12h47

A adoção de uma dieta adequada e específica é essencial para a manutenção da saúde e do tratamento de pessoas com problemas renais. Além disso, após um período de internação, é extremamente necessário que o paciente renal crônico tenha conhecimento sobre os cuidados e higiene do cateter acesso. Pensando nisso, a equipe multidisciplinar do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, preparou um circuito de orientações para fortalecer essas informações entre pacientes e acompanhantes do serviço de nefrologia da unidade.

Gerson Magno de Araújo, de 50 anos, está internado no HRAS desde o dia 12 junho deste ano, fazendo terapia de hemodiálise três vezes durante a semana, ficou atento às orientações e afirmou que busca manter uma alimentação equilibrada. “Cheguei para uma avaliação aqui no Abelardo e fui logo internado. Estava bastante inchado e com os exames alterados. Hoje tento me alimentar da forma mais correta possível”, disse. 

Quem passou pela mesma situação também foi Deivd Santos, de 43 anos, que está há um mês e três dias na unidade. Ele descobriu que tinha problemas renais em 2006 e começou a fazer acompanhamento clínico em outro serviço de saúde. Por residir em Icoaraci, em 2023, iniciou tratamento no HRAS, porém, na segunda consulta médica com o especialista, precisou ser internado com urgência devido a severas alterações em seus exames. “Eu já fazia tratamento durante todos esses anos e dieta também, porém, neste ano tive um agravamento e os cuidados precisaram ser redobrados. Por isso, essas informações são tão importantes para nós”, enfatizou. 

Durante a programação, a nutricionista do HRAS Amanda Fernandes, destacou sobre a importância de manter uma alimentação equilibrada e adequada para quem faz hemodiálise. A profissional enfatizou sobre a restrição hídrica, de sódio e potássio. E, ainda deu exemplos práticos para os usuários. 

“Reforçarmos sobre a ingestão recomendada de líquido, que varia com a quantidade do volume urinário, podendo causar inchaço, água no pulmão, falta de ar e aumento da pressão arterial. Na comida deve-se usar temperos naturais, sem condimentos, usar o mínimo de sal. Além disso, evitar os embutidos, água de coco e de forma alguma comer carambola”, detalhou a profissional. 

A enfermeira do serviço de nefrologia do HRAS, Gisele Carvalho, orientou sobre os cuidados com a higiene dos cateteres de acesso e as formas de proteção no momento do banho, para que o dispositivo não molhe e livre de infecção. “Uma dica simples para quando eles estiverem em casa, é usar o filme plástico para envolver e proteger o local do cateter, seja ele jugular ou femoral, assim, não ficam impedidos de fazer a sua higiene pessoal e acumulam bactérias”, explicou. 

Projeto
A enfermeira da ala de nefrologia do HRAS, Juliana Mesquita, explicou que as rodas conversas com os pacientes renais crônicos e seus acompanhantes, fazem parte do projeto “Sextou na Nefro”, que tem como objetivo orientar os usuários sobre os cuidados que os pacientes devem seguir. “Cada sexta-feira teremos um profissional trazendo informações sobre alimentação para esse público, direitos dos renais crônicos e manutenção dos cateteres. Desta forma, quando eles retornarem para as suas casas, não terão tantas dificuldades com a rotina e tenham mais qualidade de vida” observou. 

A diretora assistencial, Renata Oliveira, destaca que, para oferecer o serviço, a unidade dispõe de 22 poltronas, sendo duas exclusivas para paciente em isolamento por contato.  Durante o procedimento, o Abelardo Santos oferta wifi, alimentação, além do serviço de fisioterapia para amenizar os incômodos dos pacientes. “Essa é mais uma ação para acolher esses pacientes que passam, às vezes, bastante tempo aqui no hospital. Esclarecer as dúvidas, ajuda na aceitação e na compreensão do tratamento, além de ampliar o conhecimento sobre os direitos que são garantidos a essas pessoas”, ponderou.  

Serviço:

O Regional Abelardo Santos é uma unidade pública, administrada pelo Instituto Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRAS mantém 340 leitos de UTI e Clínicos (pediátricos e adultos), atende a 13 especialidades médicas, e conta com o serviço de equipes multiprofissionais, entre elas, a hidroterapia. Além disso, são realizados 20 tipos de exames de imagem e dispõe de 350 especificações para solicitação de diagnósticos laboratoriais.