Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

Emater promove 1º Fórum de Apicultura para debater melhorias na cadeia produtiva da criação de abelhas

Em 2022, a produção dos apicultores alcançou uma tonelada de mel no município de Bom Jesus do Tocantins

Por Governo do Pará (SECOM)
01/09/2023 10h12

Cerca de 50 produtores de mel do município de Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do estado, participaram na última quarta-feira (30) do 1º Fórum de Apicultura promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), por meio do Escritório Local do município em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.

O evento discutiu as cadeias produtivas da apicultura e da meliponicultura nos aspectos técnicos, produtivos e a comercialização dos derivados à base de mel.

“A atividade de produção de mel é muito importante para economia local, pois contribui com o aumento da renda familiar e envolve toda a família no manejo do apiário e na comercialização, além de ser uma cadeia produtiva sustentável”, destacou Adjaci Silva Rafael, técnico em agropecuária e coordenador do Escritório Local da Emater em Bom Jesus do Tocantins.

O Fórum integra as ações do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater (PROATER).

“É de extrema importância a capacitação e assistência técnica dos apicultores, a regularização e legalização das atividades para que a produção seja devidamente certificada, e que permita a comercialização dos produtos apícolas”, ressaltou o supervisor da Emater da Regional de Marabá, o engenheiro florestal Fernando Araújo.

O Regional da Emater, em Marabá, auxilia na elaboração de projetos de crédito rural, cursos, palestra, instalação do fórum de discussão e assistência às experiências de apicultura nos municípios de Eldorado dos Carajás, Marabá, Canaã dos Carajás, Parauapebas e Piçarra. .

Palestras - O engenheiro agrônomo do Escritório Local da Emater de Marabá, Glauco Brito Filho, abordou a meliponicultura com a criação racional de abelhas sem ferrão, especialmente das tribos meliponini e trigonini. Na meliponicultura, as colmeias são organizadas em meliponários. Já o supervisor da Regional de Marabá, o engenheiro florestal Fernando Araújo, discutiu o tema abrangendo os mercados em níveis local, regional, nacional e internacional.

A questão do controle sanitário das abelhas foi apresentada pela médica veterinária Geovana da Costa Mendes, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), com base na Instrução Normativa n° 16, de 08/05/2008, do MAPA que instituiu o Programa Nacional de Sanidade Apícola, cujo objetivo é o fortalecimento da cadeia produtiva apícola, por meio de ações de vigilância e defesa sanitária animal.

Para prevenir, diagnosticar, controlar e erradicar doenças e pragas que possam causar danos à cadeia produtiva apícola, o programa promove atividades de educação sanitária; estudos epidemiológicos; controle do trânsito; cadastramento, fiscalização e certificação sanitária; e intervenção imediata quando da suspeita ou ocorrência de doença ou praga de notificação obrigatória.

Participação - “Avançamos bastante com a apicultura em nosso município com o apoio da Emater e também da Prefeitura. Esse evento trouxe mais informações técnicas para oportunizar possibilidades de recursos financeiros com as políticas públicas, sobretudo voltada para o reflorestamento", pontuou o apicultor Leandro Rodrigues Pinto.

Os participantes do Fórum estão se organizando para participar em Parauapebas, nos dias 25 a 28 de outubro de 2023, do "Apipará", o maior evento da apicultura e meliponicultura da Amazônia. O Congresso Estadual é realizado anualmente pela Federação dos Criadores de Abelha do Pará (Fapic) e objetiva contribuir para a construção da cadeia produtiva do mel.

Projetos - O Projeto Apicultura Sustentável (PAS) é uma parceria da Emater com a prefeitura que assegura o atendimento a produtores locais. O órgão proporciona ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) por meio da elaboração de projetos de crédito rural, cursos, palestra e instalação do fórum de discussão, e o órgão municipal realiza doações de colmeias e equipamentos, como o fumegador e macacão. A Emater e a Prefeitura de Bom Jesus do Tocantins ainda são parceiros no Projeto da Casa do Mel, que está em processo de implantação com a aquisição equipamentos como centrífuga, derretedor de cera e cilindro alveolador.

Sobre a apicultura - A apicultura é a criação de abelhas com ferrão destinada a fins comerciais objetivando a produção de mel, própolis, geleia real, pólen, cera de abelha e veneno. As abelhas são importantes polinizadoras das plantas. Já a meliponicultura refere-se à criação de abelhas sem ferrão, especialmente das tribos meliponini e trigonini.

Atualmente, 12 apicultores são atendidos pela Emater em Bom Jesus do Tocantins. A previsão é que ainda este ano, 12 outros produtores passem a ser assistidos pelo órgão. Em 2022, a produção dos atendidos pelo Escritório alcançou uma tonelada de mel no município, e em outubro deste ano haverá nova colheita.

Texto: Sarah Mendes/Ascom Emater