Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Atletas da Usina da Paz do Icuí-Guajará, em Ananindeua, conquistam 66 medalhas em Campeonato Brasileiro de Artes Marciais

A equipe composta de 24 integrantes conquistou o segundo lugar geral no XXXI Campeonato Brasileiro de Artes Marciais, em Pernambuco, e está classificada para participar do Mundial da categoria, em outubro de 2024. 

Por Dani Franco (SEAC)
31/08/2023 22h35

Aos seis anos, Miguel é o mais novo atleta paraense a conquistar medalhas em uma competição nacional. Filho e irmão de atletas, o garoto participou de seu primeiro torneio fora de casa “Eu ganhei só duas medalhas, queria mais”, conta sorrindo o menino faixa branca que trouxe duas medalhas de prata para Usina da Paz Professor Amintas Pinheiro, localizada no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua. 

Assim como Miguel, seus dois irmãos mais velhos, Samuel, de 11 anos, e Rafael, de 15 também são atletas da Usina da Paz. Para acompanhar os filhos, a mãe, Renata Maciel (36), resolveu treinar junto com os filhos. A rotina dos atletas começou com o irmão mais velho, Rafael, que durante 10 anos praticou o esporte em uma academia particular, mas em janeiro mudou para a UsiPaz.

“Nós optamos em vir pra cá por conta dos custos, por ser de graça, e aí resolvi que eu também iria treinar com eles”, explica Renata que também se divide entre a casa, o trabalho como auxiliar administrativo e os cuidados com os três filhos, sendo um deles, o Samuel, que é autista. “Não é nada fácil, mas ver os meus filhos assim evoluindo, vale muito a pena”.

Foi Samuel, inclusive, quem venceu o maior número de medalhas entre os atletas PCD da competição. Com duas medalhas de prata e duas de bronze, o adolescente também estreou numa competição nacional. 

A professora da equipe, Rafaela Nunes, 26 anos, acredita que o sucesso da empreitada se deu pelo compromisso da equipe. “Eu digo que o atleta da periferia não vê o esporte apenas como um lazer, ele vê como oportunidade. Oportunidade de ser um professor de educação física, oportunidade de ser um lutador famoso, de ter reconhecimento e respeito através do esporte. Então aqui tudo começou quando eles foram lutar no campeonato paraense de karatê e conquistaram também o segundo lugar. A partir daí eles foram convocados pela Federal Paraense de Karatê para estar nessa competição nacional”, explica a professora que também conquistou duas medalhas de prata e duas ouro nesta edição do Campeonato Brasileiro de Artes Marciais, realizado em Olinda, Pernambuco. 

Apoio e incentivo

Mas a expressiva participação dos atletas só foi possível com o apoio e incentivo do Governo do Estado. Funcionando nos três turnos, manhã, tarde e noite, as turmas de karatê da Usina da Paz são mantidas pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), em parceria com a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).

Para o secretário adjunto da Seel, Gleisson Oliveira, o apoio aos atletas é o principal objetivo da Secretaria. “Todos os professores das UsiPaz são comunicados que a Seel tem um recurso voltada para os atletas, seja estadia, passagem aérea e alimentação. É o sonho deles de poder viajar e competir. Isso sobretudo é o objetivo da Secretaria e hoje é um objetivo de realizar sonhos e nos realiza, enquanto gestão, poder dar oportunidade para um atleta competir fora do estado. A felicidade você vê estampada no rosto de uma criança e de um adolescente, pois a maioria não tem condições de bancar financeiramente esse sonho e isso é o nosso objetivo, dar oportunidade para o atleta”, garante o secretário. 

João Santos, Coordenador Geral da Usina da Paz Professor Amintas Pinheiro, em Ananindeua, a vitória dos atletas é um gratificante motivo de alegria. “Pra nós é o reconhecimento de todo o trabalho que vem sendo feito diariamente aqui na UsiPaz. A gente sente a emoção na busca dessa conquista e receber essa notícia a gente só ratificou o que vem sendo feito dentro da Usina. Nós tínhamos uma demanda reprimida aqui no bairro que não tinha onde treinar, não tinha onde ter aula, e com a chegada da Usina nós conseguimos proporcionar as condições para esses jovens. Agora estamos na expectativa do Mundial”, comemora.

A Usina da Paz Professor Amintas Pinheiro está localizada na Estrada do Icuí-Guajará, esquina com Avenida Independência, em Ananindeua. Quem deseja participar das aulas de karatê pode procurar diretamente a coordenação de esportes na recepção da UsiPaz, as vagas estão abertas.