Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Comunidade rural de Mocajuba deve receber novo viveiro agroflorestal do Ideflor-Bio

Equipamento será construído em parceria com a Prefeitura Municipal, para fortalecer a produção agroecológica e promover a recuperação de áreas alteradas por meio dos SAFs

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
31/08/2023 19h40

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) estiveram no município de Mocajuba, na última semana, para avaliar a possibilidade de instalar um novo viveiro agroflorestal em parceria com a Prefeitura Municipal. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a produção sustentável do município e promover a recuperação de áreas alteradas por meio dos Sistemas Agroflorestais (SAFs).

Localizado na região nordeste paraense, o município de Mocajuba é conhecido por sua rica biodiversidade e pelo grande potencial agrícola. A parceria entre o Ideflor-Bio e a Prefeitura Municipal busca incentivar os produtores locais a adotarem práticas agroflorestais, que combinam diferentes espécies vegetais, promovendo a diversificação da produção e a conservação do solo.

A equipe técnica da Diretoria de Desenvolvimento da Cadeia Florestal (DDF) do Ideflor-Bio e da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (Semagri) foram até a comunidade de Merajuba, área rural de Mocajuba, para analisar o local disponibilizado para a instalação do viveiro. Na ocasião, foram discutidas questões como o acesso à água, a disponibilidade de matéria-prima e a capacitação dos produtores locais.

A proposta do viveiro agroflorestal é fornecer mudas de espécies frutíferas, medicinais e madeireiras nativas da região, para os agricultores interessados em adotar práticas sustentáveis. Além disso, especialistas do Ideflor-Bio irão ministrar cursos e capacitações sobre manejo sustentável e técnicas de plantio.

O diretor de Desenvolvimento da Cadeia Florestal, Vicente Neto, destacou a importância dessa parceria para o desenvolvimento sustentável do município. “A instalação do viveiro agroflorestal em Mocajuba representa uma oportunidade única para fortalecer a produção sustentável na região. Com a parceria entre o Ideflor-Bio, Prefeitura Municipal e os agricultores, esperamos promover a conservação ambiental, garantir a segurança alimentar das comunidades e gerar novas oportunidades econômicas”, afirmou.

A Prefeitura Municipal de Mocajuba também expressou entusiasmo com a possível instalação do viveiro agroflorestal. O titular da Semagri, Josias Costa, ressaltou a importância de investir em práticas sustentáveis e valorizar o potencial agrícola da região. “Estamos comprometidos em promover o desenvolvimento socioeconômico de Mocajuba, e a parceria com o Ideflor-Bio é uma oportunidade de fortalecer a produção sustentável, gerar renda para os agricultores e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente”, frisou.

Neste sentido, a visita do Ideflor-Bio à Mocajuba para avaliar a instalação do viveiro agroflorestal é um passo importante para impulsionar a produção sustentável no município. A parceria entre o Instituto e o executivo municipal fortalece ações em prol da estratégia da conservação ambiental e do desenvolvimento socioeconômico local.