Policiais civis da Core aprimoram suas habilidades em curso de técnicas operacionais
A Polícia Civil do Pará (PCPA) promoveu, nesta quinta-feira (31), em Benevides, na Região Metropolitana de Belém, um treinamento para aperfeiçoamento de técnicas operacionais destinadas a servidores lotados na Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core). O curso envolveu 20 servidores, com o objetivo de aprimorar conhecimentos táticos e ações de enfrentamento a situações complexas e desafiadoras durante ações de segurança pública.
Segundo o investigador Angelo Martins, que coordena a Core, a qualificação faz parte do planejamento estratégico e operacional da força, com foco no aprimoramento das atividades de polícia judiciária.
“Nossas equipes são treinadas e equipadas para lidar com situações extremamente perigosas e desafiadoras. Isso pode envolver também o enfrentamento direto de criminosos armados em operações táticas. Com esta ação conseguimos melhorar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas equipes e implantar nossas expertises durante as diligências e apoio em operações policiais”, destacou.
Durante as instruções práticas realizadas em um estande de tiro, foram utilizados fuzis T4 Taurus Calibre 5.56 e pistolas Glock G17 e G17, ambas calibre 9mm.
O delegado-geral Walter Resende destacou a importância do treinamento. “Com essa capacitação reforçamos o nosso compromisso de capacitar policiais para atuarem na atividade-fim. Além de planejar a execução de operações táticas, eles também são responsáveis por oferecer treinamento a policiais civis em técnicas avançadas de combate e outros aspectos relacionados à atuação em situações de alto risco e fornecer apoio a outras unidades policiais em operações de maior envergadura ou que exijam um nível mais alto de expertise”, concluiu.