Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Nutricionistas da Santa Casa orientam sobre alimentação adequada aos pacientes

Os quase 30 nutricionistas da instituição adotam critérios cientificamente comprovados no atendimento a grávidas, recém-nascidos e adultos

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
31/08/2023 16h11

Uma equipe de quase 30 nutricionistas, atuantes nas áreas de Nutrição Clínica, Banco de Leite Humano e Produção da Santa Casa do Pará, é responsável por garantir que o paciente internado ou atendido ambulatorialmente receba desde a orientação até a oferta de alimentos e refeições preparadas a partir de critérios cientificamente comprovados. O atendimento abrange gestantes, recém-nascidos e adultos em condições especiais – como no pós-transplante.

A nutricionista Cynara Souza, coordenadora do Banco de Leite Humano, informa como o cuidado com a dieta mais adequada garante a saúde do paciente desde o nascimento.Nutricionistas elaboram as refeições de acordo com as necessidades dos pacientes

“É importante pensar que tudo começa na infância, e que os primeiros mil dias da criança vão traçar o perfil do adulto no futuro. No momento que temos o crescimento e a formação neurológica é necessário que haja a nutrição adequada. O leite materno é o alimento certo para promover o bem-estar e proteger de infecções e doenças preveníveis, como Diabetes tipo 2, obesidade e hipertensão. A amamentação é saudável e o nutricionista é o profissional que tem ciência da nutrição para que possa orientar desde a fase mais tenra até a fase adulta”, ressalta Cynara Souza.

Na Santa Casa, gestantes e puérperas recebem orientações para o aleitamento materno. Por meio do Banco de Leite Humano também são promovidas campanhas de orientação, incentivo ao aleitamento e doação de leite humano.

Plano terapêutico  - Em outra vertente, a nutrição clínica atua no plano terapêutico de cada paciente, usando critérios técnicos e holísticos, explica Sandro Amaral, responsável Técnico da Nutrição Clínica da Santa Casa.

“O nutricionista clínico precisa entender ao paciente como um todo, levando em consideração hábitos alimentares, que em nossa região são muito diversificados, assim como condições socioeconômicas e fatores religiosos. Temos um quadro de nutricionistas clínicos já com bastante experiência nas diversas áreas do hospital, como maternidade, pediatria, clínica, UTI e ambulatório, que atua estimulando hábitos alimentares saudáveis e adequados à patologia em tratamento”, resume.

A nutricionista Ciléa Ozela acompanha a atuação e evolução do trabalho da equipe de nutrição da Santa Casa em mais de três décadas. Ela atesta que os profissionais são qualificados e trabalham com tecnologia atualizada. “Temos o mesmo nível tecnológico do mundo afora, e cada vez mais as áreas foram se especializando. Hoje, temos um banco de leite que é referência no norte do Brasil. A atuação da nutrição clínica, que conta com uma Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) e atua prescrevendo de acordo com o que prevê a legislação do Conselho Federal de Nutricionistas no prontuário eletrônico. A produção de refeições conta com três nutricionistas que fiscalizam o fornecimento de refeições, e ainda atuam no lactário. São avanços quantitativos e qualitativos conquistados pela categoria ao longo destes anos, que legitimam a importância da identidade profissional”, destaca.

Atualmente, são produzidas na Santa Casa, diariamente, a cada turno, cerca de duas mil refeições destinadas aos pacientes.