Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc conclui seminário formativo do Programa Alfabetiza Pará, em Belém

Cerca de 400 formadores regionais, municipais e articuladores da rede estadual de ensino participaram do processo formativo

Por Bruno Magno (SEOP)
30/08/2023 16h32

A Secretaria de Estado de Educação do Pará, (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Educação Básica (Saeb), concluiu nesta quarta-feira (30), no Centro de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém, o “1º Seminário Alfabetiza Pará - A Importância da Avaliação de Fluência Leitora”, voltado para formadores regionais, municipais e articuladores da rede estadual de ensino.

O processo formativo foi realizado com a proposta de formar professores alfabetizadores do Alfabetiza Pará nos municípios que já aderiram ao programa. Cerca de 400 formadores regionais, municipais e articuladores participaram dos cursos.

A especialista em educação da Seduc, Roniqueli Pantoja é uma das formadoras regionais participantes do evento, e destacou a importância dos três dias de encontro para a melhoria na qualidade de ensino. 

''A gente está muito feliz com a adesão dos municípios, com a parceria que se inicia aqui, nós estamos iniciando a construção de uma rede de formadores que representam os municípios e as nossas regionais. Eles têm agora um dever que é melhorar esse processo formativo e fazer com que todos os professores alfabetizadores em todo o território paraense faça esse processo de discussão, de construção, de novos conhecimentos, para que a gente melhore as práticas de alfabetização e consiga construir juntos os caminhos que vamos percorrer com o uso do nosso material didático, para que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa.”, ressaltou.

A formadora municipal de Santarém, Jéssica Ninas, enfatizou a satisfação em participar do encontro e a importância dele para o processo de formação e melhoramento da educação no Estado.

''A gente entende essa iniciativa como uma grande oportunidade de levar mais uma vez pros nossos alunos a oportunidade de melhorar esse processo de ensino-aprendizagem, que foi tão prejudicado durante a pandemia, sendo ofertado pelo Estado com tanta qualidade, com tanto zelo pela educação. Estamos muito felizes de ter participado.”, destacou ela.

Material didático - Durante o evento foram entregues materiais didáticos e livros de leitura voltados para o primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental. Essa é uma iniciativa inédita da Seduc, já que é a primeira vez que, em regime de colaboração, a secretaria disponibiliza materiais didáticos para as redes municipais de ensino de todo o Estado, além de fortalecer ações para o meio ambiente e munir as cidades de ferramentas e recursos para atender aos requisitos do ICMS Educacional aprovado na Alepa em 2022. Os materiais serão utilizados como recursos pedagógicos por professores e estudantes dos municípios participantes do programa. 

Alfabetiza Pará - Com o intuito de melhorar o ensino ofertado nas redes municipais e estadual, o programa Alfabetiza Pará, executado pela Seduc, auxilia os municípios no desenvolvimento dos alunos dos anos iniciais, durante o período de alfabetização. A proposta é disponibilizar recursos, ferramentas pedagógicas e avaliativas para que as cidades melhorem o ensino ofertado nas redes municipais e estadual.

Texto de Clayton Santos / Ascom Seduc